Nos últimos anos, a presença feminina no setor da construção civil e imobiliário tem avançado de maneira expressiva. O que antes era um ambiente amplamente dominado por homens, hoje, começa a dar espaço para lideranças femininas. No Brasil, cerca de 16% dos cargos de liderança no setor de construção já são ocupados por mulheres, e 40% das novas formandas em engenharia civil e arquitetura são mulheres, apontando para um futuro de maior equilíbrio e diversidade de gênero.
Essa participação crescente não se limita à quantidade; ela tem sido marcada por uma contribuição qualitativa significativa. As mulheres estão trazendo novas abordagens ao setor, com foco em inovação, sustentabilidade e uma visão colaborativa. Sua atuação tem sido fundamental para promover uma cultura mais inclusiva, além de destacar soluções mais eficientes e sustentáveis em projetos complexos.
Empresas lideradas por mulheres tendem a ser mais inovadoras e resilientes, características cruciais para prosperar em um setor dinâmico e competitivo como o da construção civil. A visão diferenciada das mulheres nesse mercado permite que elas se adaptem melhor às mudanças e desafios, abrindo caminho para um futuro mais sustentável e diverso.
Como sócia do R496 – Capital Concreto, uma incorporadora pioneira voltada para investidores e desenvolvida exclusivamente por mulheres, tenho vivenciado na prática o impacto do protagonismo feminino no setor imobiliário. Esse projeto tem como base a inovação e a sustentabilidade, mostrando que a diversidade não só agrega valor, como também impulsiona o desenvolvimento de soluções imobiliárias mais eficientes e rentáveis.
O R496 é uma demonstração clara de como o talento feminino pode transformar um dos setores mais tradicionais da economia de forma disruptiva, criando oportunidades para novas abordagens e lideranças.
Com o aumento da presença feminina, o futuro do setor imobiliário e de construção será moldado por novas formas de pensar e soluções criativas. As mulheres continuarão a ocupar um papel de destaque, liderando com competência e inovação, em sintonia com as necessidades emergentes de um mundo mais conectado e consciente.
Nascida e criada na capital paulista, comecei na corretagem de imóveis após diversas experiências de atendimento na compra de imóveis e percebi um mercado de oportunidades, estimulando a superação de desafios que é meu maior combustível.
Certificada CIPS, uma das mais importantes certificações internacionais NAR – National Association of Realtors® EUA, foquei minha carreira em desenvolver e capacitar pessoas, utilizando os conceitos do mercado de luxo, empregados a todo e qualquer segmento do mercado imobiliário.