No último artigo, avaliamos 3 razões para sua empresa investir em inovação: otimizar processos, melhorar relacionamento com o cliente e ganho de diferencial competitivo. A otimização de processos é importante para reduzir custos e aumentarmos nossas margens, tanto para serviço quanto para produto. O cliente no centro, tem sido tema contínuo para o setor imobiliário, por isso a inovação se faz necessária, já que ela é capaz de ajudar a sua empresa a melhorar experiência e relacionamento com o cliente. Por fim, a inovação permite que a sua empresa faça diferente e melhor, e assim se torne cada vez mais “única” para cada cliente que você atende.
Nesse artigo vou apresentar mais 3 razões para sua empresa investir em inovação:
Aumento das vendas
Quando os processos internos são otimizados, o relacionamento com o cliente é melhorado e a empresa oferece um diferencial competitivo, diversos resultados positivos surgem com mais frequência. Um exemplo disso é o aumento das vendas.
Caprichar na atração dos clientes, na qualidade dos serviços e dos produtos e no atendimento ao público faz com que mais pessoas se sintam interessadas em fechar negócio com uma organização. Contudo, para isso, é preciso que estratégias inovadoras estejam agindo por trás de cada ação.
Contar com um time criativo na tomada de decisões dos mais variados setores de uma corporação, independentemente do porte, faz toda a diferença no desempenho geral do negócio. Com isso, é possível escalar não somente as vendas, mas todo o desenvolvimento organizacional.
Integração das equipes
Processos inovadores também são capazes de integrar equipes. E quais são os benefícios disso? Utilizando o exemplo do aumento das vendas, vamos pensar em todos os setores envolvidos nesse objetivo.
De um lado, existe a área de relacionamento com o cliente, que visa a divulgar a imagem da empresa, atrair novos consumidores e fidelizar o público conquistado. Consequentemente, isso faz com que a marca tenha uma melhor reputação no mercado, despertando o interesse de ainda mais pessoas.
Os setores envolvidos na produção ou na prestação de serviços, quando estão associados com estratégias e ferramentas de inovação, podem ter os processos otimizados, produzindo mais e com maior qualidade. Desse modo, é possível fidelizar também o público por conta do capricho envolvido no trabalho.
A área da logística, quando apresenta um processo de entrega e de armazenamento inovador, também consegue encontrar as melhores estratégias para evitar estoques parados, problemas de prazos e desentendimentos com os fornecedores.
Sendo assim, todas as equipes, independentemente das atividades desempenhadas, estão engajadas com os objetivos definidos no planejamento estratégico. Além disso, você percebe que os processos podem se integrar facilmente? Quando há ideias inovadoras para implementar essas metas, é possível conquistar resultados ainda mais promissores e garantir um crescimento sustentável.
Maior produtividade
Como consequência de todos esses benefícios que citamos, as empresas visualizam uma maior eficiência interna quando investem em inovação. Menores custos de produção, maior Retorno sobre o Investimento (ROI), mais valorização e retenção de talentos: todos esses são indicadores que a lucratividade e a produtividade aumentam.
Desse modo, além de planejar a aplicação de ferramentas tecnológicas e de estratégias eficientes, é importante acompanhar essas métricas para estar sempre em busca de melhorias e prevenir riscos. Com isso, é possível tomar melhores decisões e investir sempre no desenvolvimento da empresa.
Viu só como o investimento em inovação faz toda a diferença para o crescimento de um negócio? É por isso que contar com um time engajado em novas ideias, apostar nas melhores tendências da área de atuação e estimular a criatividade entre os colaboradores vai trazer resultados muito positivos para a companhia.