Primeiramente é preciso dizer que escolher o curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias), TGNI (Tecnólogo em Gestão de Negócios Imobiliários) ou TNI (Tecnólogo em Negócios Imobiliários) para ser Corretor de Imóveis não é necessariamente escolher uma carreira. Certo?! Há especialistas na área de RH que afirmam que a ordem correta seria escolher primeiro a carreira e só depois o curso. Por exemplo, eu posso escolher fazer uma carreira como Corretor de Imóveis e fazer um curso de direito, engenharia civil, arquitetura, administração de empresas, gestão de processos, pedagogia e uma infinita possibilidades de cursos. O curso escolhido não necessariamente me coloca na carreira.
Qualquer que seja a carreira escolhida será preciso que você saiba de antemão que o mercado de trabalho precisa e vai precisar cada vez mais de pessoas “qualificadas e inteligentes”! Sim, mas vamos substituir estes dois clichês pelo conceito de competência.
Em outras palavras, o mercado de trabalho precisa de pessoas competentes, pessoas capazes de serem “CHA”. Primeiro, que tenham Conhecimento, ou seja, que tenham “saber” apreendido na escolarização formal e informal, mas não necessariamente posto em prática. Segundo que tenham Habilidade, que “saibam fazer”, que tenham experiência, que saibam sobretudo colocar em prática o conhecimento. E terceiro, tenham a Atitude, é o “querer fazer”, a disposição que articula o conhecimento e a habilidade. Portanto, a “era do Coeficiente de Inteligência elevado” e do Corretor de Imóveis que “dá um jeitinho” por si só hoje não diz absolutamente mais nada.
Feito esta primeira e importante observação é necessário traçarmos um plano de ação para nossa carreira, uma estratégia. A estratégia aqui é entendida como um conjunto de decisões, e escolha de caminhos por meio dos quais as pessoas buscarão atingir seus objetivos, fundamentalmente a estratégia é tomar decisões pensadas, é o seu plano. É a partir dela que será possível ampliar as possibilidades de seu êxito profissional.
Atualmente com as novas tecnologias há um nível de exposição dos indivíduos jamais visto na história recente da humanidade. Vivemos uma perda de privacidade, ao mesmo tempo em que somos chamados e compelidos a refletirmos eticamente sobre nossos comportamentos que se tornaram cada vez mais públicos por sua vez.
Assim, sua imagem está diretamente relacionada com aquilo que você posta, tecla, fotografa, segue etc. Ao colocar em suas mídias sociais, uma foto sua na praia, em trajes de banho, tomando uma cerveja com amigos, você está querendo comunicar exatamente o que? Que imagem? De um “profissional” disciplinado e organizado de Marketing, Engenharia, Gestor de Negócios Imobiliários? A foto não está indicando isso. Certas fotos devem ser guardadas para a intimidade.
Se tiver um Instagram ele deve ser construído de tal maneira que sua mãe, sua mulher, seu marido, seus filhos e/ou mesmo seu superior hierárquico possam olhá-lo a qualquer momento e não cause espanto algum. Hoje as empresas antes da contratação de qualquer pessoa vasculham sempre as redes sociais. Postar Reels e Story “no quintal de casa”, não mostra o profissional competente que é, as suas opções políticas e religiosas, bem como sua intimidade devem ficar na sua privacidade!
Seus e-mails, mensagens de WhatsApp e Telegram, devem conter assinatura, credenciais e cuidados com o português. Sempre iniciando com Caro, Prezado (a), Sr., Senhora, Estimado (a), pode ser finalizado com Atenciosamente, Cordialmente, Obrigado, Abraço etc. Não envie “correntes da sorte”, poesias de duvidoso gosto em vídeos que saltam na tela com musiquinhas de igual teor. Quando você precisar realmente de uma ajuda ou da solidariedade destes colegas e clientes, não vai ser levado a sério. Inclusive, a partir de certo momento, as pessoas começam a deletar você, sem se quer abrir suas mensagens.
Para finalizar este texto, mas não esta discussão do “Corretor de Imóveis e Estratégia de Carreira no Mundo das Novas Tecnologias”, quero salientar que este texto teve tão somente a idéia de provocá-los para entrar nesta interessante e imprescindível discussão sobre você e seu futuro profissional!
A sua especialidade começa com Conhecimento, Habilidade e Atitude! Supere a concorrência – Mentoria C.H.A. para Corretores!
A decisão de seguir em frente e fazer diferente é sua colega Corretor. Você não alcançará o sucesso e Vender+ fazendo o que todo mundo faz. É na escassez que se encontra o valor das coisas.
Quer mais dicas de como se destacar na profissão? Me siga no Instagram @si.andreabarros, garanto que você vai compreender como Vender+ com informações de qualidade e bom humor.
Sou Andréa Barros, especialista em Soluções Imobiliárias e posso te ajudar nesse e em vários outros temas de seu interesse.
Bons negócios!