Quando tratamos de empreendimentos de maiores complexibilidades como condomínios e loteamentos devemos levar em consideração muitos fatores e um dos principais são os projetos contratados.
Um erro muito cometido é a contratação do projeto urbanístico pensando que é somente ele quem define as características globais da obra. Assim como em outras áreas, projetar um grande empreendimento é uma tarefa multidisciplinar. Algumas equipes têm que trabalhar em conjunto para definirem o projeto com todas as suas características e particularidades e se você puder contratar uma equipe que trabalhe junto, melhor.
Alguns projetos complementares afetam diretamente o desenvolvimento do projeto urbanístico. Outros não tem este impacto. O layout tem que levar em conta muitas variáveis. A questão é que se a compatibilização demandar não em pequenos ajustes, mas numa alteração grande do partido do seu projeto você pode perder o conceito inicial, perder tempo nas aprovações e ter problemas na execução. Por esta razão é melhor entender o que impacta antes, porque a sua concepção inicial já poderá acontecer levando em consideração estes fatores e assim englobando características das disciplinas que envolvem todos os projetos.