Se você já ouviu falar sobre o INCC, mas não tem certeza do que exatamente ele significa, não se preocupe. Vamos descomplicar isso para você.
O INCC, que significa Índice Nacional de Custo da Construção, é uma ferramenta importante usada para medir o aumento de custos na construção civil no Brasil. Ele é calculado mês a mês e fornece informações valiosas para muitos setores, incluindo construtoras, investidores e governo.
O INCC leva em consideração os custos envolvidos na construção de edifícios, como mão de obra, materiais de construção, equipamentos e serviços relacionados. Basicamente, ele mede o quanto está custando construir coisas, como casas, escritórios, estradas e outros tipos de estruturas.
Por que isso é importante?
Bem, imagine que você é uma construtora. Se os custos de construção estão aumentando, isso pode afetar diretamente os preços de suas construções. E isso também se aplica aos compradores de imóveis, que podem acabar pagando mais caro por uma casa nova.
Quem calcula o INCC?
O INCC é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), uma instituição de pesquisa econômica amplamente reconhecida. Eles coletam dados de diversos setores da construção, como empresas de construção civil, fornecedores de materiais e mão de obra, para obter uma visão completa dos custos envolvidos.
Como o INCC afeta você?
Para as construtoras e investidores, o INCC é uma ferramenta importante para prever custos futuros e planejar estrategicamente. A volatilidade no índice pode influenciar as decisões de investimento e o planejamento de projetos de construção. No entanto, é importante esclarecer que o INCC não afeta diretamente os preços de imóveis no mercado para compradores ou construtoras. Ele é usado como uma referência para avaliar os custos associados à construção e planejar estratégias.
Portanto, o INCC é mais do que apenas uma sigla – é uma peça fundamental no quebra-cabeça da economia da construção no Brasil.
Nascida e criada na capital paulista, comecei na corretagem de imóveis após diversas experiências de atendimento na compra de imóveis e percebi um mercado de oportunidades, estimulando a superação de desafios que é meu maior combustível.
Certificada CIPS, uma das mais importantes certificações internacionais NAR – National Association of Realtors® EUA, foquei minha carreira em desenvolver e capacitar pessoas, utilizando os conceitos do mercado de luxo, empregados a todo e qualquer segmento do mercado imobiliário.