Etiqueta corporativa para o sucesso profissional

Todos nós sabemos que no cenário empresarial, as relações interpessoais desempenham um papel crucial no avanço profissional, seja pela percepção que criamos em clientes, quanto com nossos colegas e a etiqueta corporativa é a cereja do bolo dessas relações, tornando fácil a percepção de valor e destaque de um profissional.

Lembre-se: Valor é o que você leva e o preço é o que você paga e um profissional de destaque tem sempre alto valor!

Desta forma, decidi trazer alguns conceitos da etiqueta corporativa, para que você possa trabalhar isso na sua vida, em toda as áreas e ver como a sua imagem profissional mudará completamente.

 

Etiqueta Corporativa

A etiqueta no ambiente de trabalho vai muito além das formalidades, sendo a base para relações profissionais bem-sucedidas. Ela reflete a sua postura, respeito pelos colegas e contribui diretamente para o ambiente de trabalho saudável. A prática da etiqueta corporativa é um investimento no desenvolvimento de relações profissionais duradouras.

A educação e a cordialidade são peças chaves para iniciar a construção da sua nova imagem.

Não basta apenas dizer “Obrigado, Por favor, etc”, mas sim a tratativa com todos os colegas, ou seja, desde o porteiro até a presidência, tratando com o mesmo respeito e lembre-se que um sorriso abre mais portas do que você imagina.

 

Comunicação Eficaz

No âmbito corporativo, a comunicação eficaz é essencial e vale lembrar que para ser eficiente, a comunicação precisa ser clara, objetiva e principalmente compreender que não é aquilo que se fala, mas o que o outro compreende.

Saber ouvir atentamente, expressar ideias de forma clara e assertiva, e usar uma linguagem profissional são aspectos fundamentais da etiqueta corporativa, mas vale lembrar que a resposta à e-mails, mensagens e principalmente se atentar a grafia das palavras, demonstram zelo e respeito por quem receberá a mensagem. Além disso, a comunicação não verbal, como postura e expressões faciais, desempenha um papel significativo na formação da sua imagem profissional.

 

Pontualidade e Respeito ao Tempo Alheio

A pontualidade é uma demonstração tangível de respeito pelo tempo dos outros e pode não parecer, grande parte das pessoas pecam nesse quesito, não apenas na sua vida profissional, mas também na vida pessoal, portanto, se for necessário, adiante alguns minutos do seu relógio.

No ambiente corporativo, seja para reuniões, apresentações ou prazos, estar sempre pontual é uma prática de etiqueta fundamental e demonstra comprometimento com o tempo alheio reforçando a confiabilidade e a seriedade do profissional.

 

Vestimenta Profissional

A escolha da vestimenta no ambiente de trabalho é crucial para criar uma imagem respeitosa e neste aspecto, não vamos tratar de marcas, mas da forma como se vestir para cada ambiente, valendo-se que existem momentos cujo há a necessidade de trajes formais, quanto há ambientes que os trajes informais são necessários.

De nada adianta uma camiseta Boss, se esta estiver amarrotada ou não casar com o fit do local ou da empresa. O mesmo serve para mulheres, que devem por sua vez, evitar decotes ou roupas que chamam atenção demais, por isso para não ter erro, procure conhecer o dress code da empresa, mantendo um estilo alinhado e limpo. A vestimenta adequada projeta confiança e respeito pela cultura organizacional e pelos seus colegas de trabalho.

Existem outros pontos que poderiam ser citados, mas acredito que se fizermos o básico bem feito, já estaremos 90% à frente dos demais e vale ressaltar que a etiqueta não é apenas um conjunto de regras, mas sim uma ferramenta poderosa para construir uma carreira sólida e bem-sucedida.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE SOPHIA MARTINS:

Nascida e criada na capital paulista, comecei na corretagem de imóveis após diversas experiências de atendimento na compra de imóveis e percebi um mercado de oportunidades, estimulando a superação de desafios que é meu maior combustível.

Certificada CIPS, uma das mais importantes certificações internacionais NAR – National Association of Realtors® EUA, foquei minha carreira em desenvolver e capacitar pessoas, utilizando os conceitos do mercado de luxo, empregados a todo e qualquer segmento do mercado imobiliário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress