Etiqueta para whatsApp: como usar a ferramenta de forma profissional?

Nos dias de hoje, o WhatsApp tornou-se uma ferramenta indispensável para comunicação, especialmente no mundo dos negócios, entretanto, fazer o uso de uma ferramenta tão poderosa, requer alguns cuidados para que seu profissionalismo não seja colocado em xeque.

Pode parecer básico o que será descrito aqui, mas tem muitos profissionais que não se atentam aos pequenos detalhes e depois não sabem porque suas vendas estão comprometidas.

 

Conheça seu cliente

Antes de começar uma conversa no WhatsApp, é necessário primeiramente saber se o seu cliente tem interesse em receber tratativa por lá.
Nada é mais prejudicial do que uma abordagem invasiva, sem a autorização prévia, numa das redes de contato mais pessoal de uma pessoa.

Ao verificar das permissões do seu cliente, certifique-se se o mesmo prefere texto ou áudio. É extremamente deselegante uma pessoa enviar áudio para outra pessoa que não gosta deste tipo de comunicação.

 

Respeite o Horário de Envio de Mensagens

Evite enviar mensagens fora do horário comercial, a menos que seja absolutamente necessário e que possa ser resolvido imediatamente caso contrário, é recomendado que aguarde o próximo dia útil para o envio da mensagem.

Enviar mensagens nos finais de semana, férias ou feriados, demonstra falta de respeito ao descanso do outro, lembrando que salve exceções, evite!

 

Seja objetivo

Quanto custa o seu tempo? Acredito que valha muito, mas do seu cliente ou parceiro de negócios também, por isso, ao enviar mensagens, tente ser o mais objetivo e direto possível, principalmente se o assunto for profissional, caso contrário, uma conversa pessoal presencialmente é muito mais interessante do que por mensagens.

Utilize uma linguagem profissional e certifique-se da gramática, pois um erro ortográfico, pode simplesmente mudar totalmente o sentido de uma frase e não arrumá-la a tempo, demonstra que de certa forma, o conteúdo foi enviado sem mínimo de atenção e você não gostaria que seu cliente pensasse isso de você, não é mesmo?

Evite textos longos e confusos, enviar correntes, gif’s, mensagens de grupo e figurinhas que possam sobrecarregar o cliente. Lembre-se, tempo é algo valioso demais para ser desperdiçado.

Vale lembrar, que a demora na resposta é um processo que demonstra claramente o desinteresse e a falta de profissionalismo, portanto, nunca deixe um cliente sem respostas.

 

Seja Confidente

É normal e até natural que haja a troca de informações pessoais entre mensagens, contudo, nunca compartilhe informações confidenciais de outros clientes sem permissão, bem como propostas comerciais ou até fotos. Proteger a privacidade é fundamental para manter a confiança e o respeito mútuo, além de que se descoberto, poderá responder criminalmente por isso.

Mantenha suas conversas estritamente focadas nos negócios, portanto se atente quando for enviar mensagens para não compartilhar ou transmitir informações para clientes ou pessoas que não estejam diretamente envolvidas na conversa.

Temas sensíveis que possam gerar controvérsias e prejudicar a relação com o cliente devem ficar longe do mundo dos negócios, principalmente assuntos de vieses políticos, esportivos ou religiosos.

Com a possibilidade de automação do WhatsApp, pode ser interessante à depender de cada caso, a sua utilização.
A principal vantagem está no tempo de resposta, agilidade, follow up e manter um tom profissional nas conversas.
Existem inúmeras ferramentas que auxiliam produzir um atendimento automatizado, sendo várias gratuitas.

Espero que este conteúdo tenha te encontrado e agregado ainda mais conhecimento. Se tiver dúvidas, críticas ou Sugestões, fique à vontade para me contactar pelo formulário abaixo.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE SOPHIA MARTINS:

Nascida e criada na capital paulista, comecei na corretagem de imóveis após diversas experiências de atendimento na compra de imóveis e percebi um mercado de oportunidades, estimulando a superação de desafios que é meu maior combustível.

Certificada CIPS, uma das mais importantes certificações internacionais NAR – National Association of Realtors® EUA, foquei minha carreira em desenvolver e capacitar pessoas, utilizando os conceitos do mercado de luxo, empregados a todo e qualquer segmento do mercado imobiliário.

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