Você sabe como funciona a inteligência de mercado para imobiliárias? Durante muito tempo, os profissionais que atuam no setor contaram com poucos recursos tecnológicos para otimizar as atividades cotidianas e as tomadas de decisão. Empresários, gestores e funcionários podiam contar apenas com intuição, experiências próprias e relatos de quem já atua no mercado há anos.
Apoiavam-se também em pesquisas amplas que traziam resultados no âmbito nacional e que, de certa forma, eram incompatíveis com a realidade local de muitas imobiliárias. Com a concorrência cada vez mais acirrada e os clientes mais exigentes, adotar soluções tecnológicas inteligentes que contribuam para o crescimento da imobiliária tornou-se uma excelente alternativa para a criação de diferenciais competitivos.
No entanto, não basta apenas tê-las em seu negócio, é preciso fazer uso estratégico dos dados, adotando processos que compreendam a inteligência de mercado e tornando a tomada de decisão mais precisa e assertiva.
Ficou curioso(a) sobre o tema? Leia este artigo até o fim para entender o que é inteligência de mercado e como é possível aplicá-la em sua imobiliária.
A inteligência de mercado diz respeito aos processos que vão desde a coleta de dados até sua transformação em informações relevantes que agregam valor às tomadas de decisão das empresas. O termo vem do inglês Business Intelligence e é amplamente utilizado nas análises e produções teóricas sobre tendências do mercado como um todo.
Tudo o que envolve buscar, avaliar a relevância e analisar dados até a aplicação estratégica de informações que guiam a sua empresa faz parte da inteligência de mercado.
Se você está começando agora, pode fazer uso de dados sobre serviços e produtos ofertados por outras imobiliárias para avaliar quais as demandas mais relevantes do público ainda não foram atendidas.
Se você já atua no ramo há algum tempo, o ideal é analisar tanto os dados externos (de outras empresas) quanto o histórico da sua própria imobiliária. Dessa forma, será possível coletar informações mais específicas e de maior relevância para o seu negócio.
A grande questão é: como conseguir esses dados e como transformá-los em informações relevantes? Bem, para isso, é importante que a sua imobiliária conte com o suporte de recursos tecnológicos para a garantia de uma gestão mais prática e segura.
Além disso, os profissionais da área precisam entender quais são as vantagens específicas ao utilizar estratégias de inteligência de mercado para fazer o negócio crescer.
Veja, nas próximas linhas, as principais vantagens que a inteligência de mercado traz ao seu negócio.
Usar os dados com inteligência
Gestores precisam saber o que fazer com os dados do próprio negócio, concorda? As informações armazenadas de forma organizada e compartilhadas, em tempo real, com todas as partes decisoras tornam qualquer tomada de decisão estratégica mais rápida e certeira!
Além disso, compartilhar dados de forma consistente reduz ruídos na comunicação interna e otimiza as atividades diárias, resultando em uma equipe mais produtiva e satisfeita.
Ter a inovação na rotina do negócio
Você consegue imaginar como seria mais fácil gerir a sua imobiliária se você tivesse total conhecimento sobre as necessidades do seu público, as informações acerca de tendências do mercado e um processo constante de benchmarking com empresas do segmento imobiliário?
Uma empresa que tem domínio sobre essas informações certamente poderá fazer uso delas para criar soluções inovadoras e personalizadas a todo momento.
Destacar-se frente à concorrência
Se a sua empresa lança serviços e produtos inovadores, com certeza será a preferida em relação a concorrentes que continuam fazendo mais do mesmo. Manter a velha prática de tomar decisões importantes para a saúde do negócio e para a melhor percepção do público apenas de acordo com a intuição e com pesquisas externas inconclusivas certamente vai pesar para os seus concorrentes.
Criar perspectivas
Todos os pontos citados contribuem para que a empresa, além de criar soluções imediatas que tragam vantagens para os negócios, seja capaz de avaliar tendências de mercado. Dessa forma, inclua a inteligência de mercado na rotina do seu negócio e prepare-se para criar serviços centrados nas necessidades reais dos clientes.
Quais são os desafios para implementação da inteligência de mercado para imobiliárias?
Os principais desafios a serem vencidos pelos gestores são a mudança de mentalidade dos profissionais desatualizados sobre as tendências do mercado, as ferramentas modernas e os sistemas virtuais para o aprimoramento de gestão.
O gestor precisa se manter informado e promover a constante capacitação profissional de toda a equipe da imobiliária para garantir que as atividades sejam diariamente executadas da melhor forma.
É imprescindível, também, fazer uso de uma plataforma de gestão imobiliária que contemple aspectos como acompanhamento de negócios em funil de vendas, cadastro de clientes e de imóveis e gestão de contratos de aluguel, entre outros recursos que facilitem a gestão.
O grande problema é que muitos empresários e gestores, ao olhar para esses pontos citados, em vez de enxergar que precisam investir na imobiliária, entendem que se trata apenas de um investimento sem retorno.
É necessário vencer essa barreira e compreender que automatizar processos e trabalhar com uma equipe atualizada faz com que seja possível desenvolver estratégias de inteligência de mercado em prol do crescimento da imobiliária.
Aplicar a inteligência de mercado para imobiliárias é mais que uma tendência, trata-se de uma condição de sobrevivência do seu negócio.
Renato Oliveira
Marketing imobiliário
Especialista em marketing e vendas para o mercado imobiliário. Ao longo dos últimos 13 anos, apliquei modelos, procedimentos e ferramentas, com eficiência comprovada, que ajudaram empresas a multiplicarem seus lucros. Sou inquieto. Por isso, busco continuamente formas de auxiliar organizações a conquistarem cada vez mais clientes. Agora, dedicado ao mercado imobiliário, consigo auxiliar você a entregar seus imóveis ao comprador ideal.
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