Levantamento topográfico: MAL feito ou NÃO feito pode inviabilizar seu projeto

Inicialmente você deve entender profundamente que a topografia por si só tem aplicação em vários momentos de um desenvolvimento imobiliário. ⠀⠀

Ela é utilizada por exemplo, no momento da negociação de uma área, em regularizações, no desenvolvimento de projetos, estudos e até delimitações para execução da obra. A topografia também é vital para subsidiar licenciamentos e registros junto a órgãos públicos, fazendo parte desta etapa burocrática do processo e é a planta planialtimétrica quem fornece o maior número possível de informações da superfície representada para efeitos de estudo, planejamento e viabilização de projetos, representando as informações planimétricas e altimétricas em uma única planta, carta ou mapa.

Há vários métodos usados na obtenção de levantamentos topográficos. Por isso, o mais adequado para ser utilizado depende do tamanho, da escala e da complexidade dos objetos de estudo. Afinal, a escolha da melhor abordagem também depende da acessibilidade e da qualidade da informação existente no levantamento.⠀

Quando falamos de empreendimentos com maio res complexibilidades como condomínios e loteamentos é imprescindível a realização de um bom estudo topográfico com maiores prescrições e detalhes como a determinação da posição relativa de feições naturais ou artificiais na superfície terrestre da área estudada, destinando à determinação da projeção horizontal em uma planta planimétrica.

Podemos comparar o levantamento topográfico a uma ressonância de corpo inteiro, onde tentamos examinar o máximo de detalhes precisos sobre o “corpo” ou no nosso caso sobre a nossa área. Como um médico poderá dar qualquer diagnostico, fazer qualquer prescrição sem um exame adequado? Imagina se uma pessoa faz um exame desses e seu fígado aparece com o dobro do tamanho? O que o médico vai fazer? Uma cirurgia?

Assim pode acontecer com um levantamento sem a precisão adequada. Seus projetos serão baseados numa informação errada e estamos falando de um custo de execução de obra significativo onde um erro em escala pode significar uma grande perda. Lembre-se que todos os estudos e projetos serão baseados na etapa do Levantamento topográfico. Por isso contrate profissionais habilitados e especialistas no que fazem, porque muitas vezes você pode pensar que está economizando e lá na frente perceberá o quanto isso lhe custou na execução.

O custo deste serviço será rapidamente revertido em benefício da obra e na economia que obterá no dimensionamento dos projetos, evitando desta forma o desperdícios, pelo super dimensionamento, por não conhecer detalhadamente o que existe na área e ter surpresas como cursos d’ água, afloramentos rochosos, redes de alta tensão que podem chegar a inviabilizar seu projeto.

Por isso a importância e a necessidade de se fazer um estudo prévio detalhado e entender o que é verdadeiramente uma economia e o que não é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress