O ano de 2020 está marcado, por conta do COVID-19, para muitas empresas como um ano de revisão de estratégia, adaptação, preservação do caixa, entre outras ações que permitem às empresas terem fôlego durante um período de tanta instabilidade.
Porém, o setor imobiliário tem despertado resultados interessantes em diversos modelos de negócios e regiões do país. Nesse contexto, podemos destacar os indicadores de juros que estão estimulando o aquecimento do financiamento imobiliário. Com as taxas de juros em queda recorde, os corretores e imobiliárias que souberam ativar suas campanhas e estratégias para o público certo tem conseguido um crescimento sólido neste ano.
Outro aspecto que está em crescimento é o investimento em Proptechs (startups para o setor imobiliário), em uma pesquisa da Astella Investimentos mostrou que 9,3% dos investimentos em tecnologia foi para o nosso mercado.
Abaixo temos uma imagem com as performances dos investimentos em tecnologia durante o ano de 2020:
Os líderes de imobiliária, gestores de incorporadoras devem estar atentos a essas movimentações, pois em ano de crise soluções criativas podem ser desenvolvidas e resolver problemas que o setor não enxergou até o momento.
A minha recomendação é cuidar da gestão da empresa olhando para o momento atual, mas se permitir a investir em iniciativas para os próximos anos, pois a sustentabilidade da empresa está nos resultados gerados amanhã. E no tempo que vivemos, a inovação não é um diferencial, mas sim um recurso inerente para uma empresa de sucesso.