Muito se fala sobre transformação digital e o que se espera atualmente da sua empresa, mas o que não te dizem é:
A Transformação
Ainda não entendeu direito o que é essa tal de Transformação Digital?
A Transformação Digital nada mais é que um termo utilizado para descrever a mudança/adaptação que as empresas estão passando. Tal mudança é impulsionada pela Era Digital que estamos vivendo.
A Era Digital, ou da informação, tem como principal marco a democratização da tecnologia e proliferação dos computadores. Fora essa Era atual, alguns especialistas dizem que passamos por outras duas eras: Agrícola e Industrial.
O que isso significa?
Como estamos em um processo de mudança de Era, é comum ainda vermos alguns resquícios da Era Industrial.
“O hardware da sociedade que vivemos é totalmente industrial, enquanto o software que já está rodando em muitos de nós já é digital.” — Tiago Mattos
E já sabemos que quando tentamos rodar um programa novo e atualizado em um computador velho… Ele não roda.
Ou seja, Transformação Digital pode ser retratada como o avanço tecnológico global o qual impacta a sociedade nos âmbitos social, econômico e empresarial. Transformando as relações entre seres humanos de uma forma nunca vista.
Estamos enfrentando novos hábitos e interesses do consumidor. Uma vez que a jornada do cliente não é linear, é importante mapear os movimentos visando atuar da maneira certa — no momento certo.
E voltamos a pergunta inicial…Com a Era da Informação, não linearidade e complexidade, por onde eu começo?
No Bloco, concordamos que tudo é um processo, logo o que fazemos é gerenciar, capacitar e facilitar a mudança e transformação que a sua empresa precisa passar. Por isso, trabalhamos com uma jornada de “aceleração”, onde a empresa ganha maturidade digital ao longo do processo.
Começamos pelos princípios da Era Digital, como tudo iniciou, com a digitalização.
A Digitalização é a transformação de qualquer tipo de representação física em digital. Envolve tipos de tecnologias que servem para desburocratizar as operações e otimizar processos. É o primeiro passo do processo de transição e não exige a necessidade a eliminação por completo do objeto físico. Aqui, queremos tornar os processos do negócio mais digitais, ou seja, passá-los de um estado 100% dependente de papel para um modelo onde a documentação é armazenada e tramitada digitalmente. Em suma, essa etapa da jornada tem como objetivo a utilizar ao máximo do potencial tecnológico já disponível, de forma integrada a fim de digitalizar os processos da empresa além de prepará-la para a inteligência de dados.
–
Essa etapa de amadurecimento imobiliário tem como objetivo capacitar os gestores da empresa no que se diz respeito a metodologias, gestão de projetos, seleção e gestão de startups e outras competências necessárias para que a imobiliária consiga internalizar a cultura digital e de inovação.
Aqui o objetivo é começar a ampliar os horizontes da empresa e incorporar as melhores metodologias de inovação.
–
O objetivo dessa etapa da jornada é realizar a transformação de mindset da empresa. Para que realmente haja uma transformação, a empresa necessita de convergência na estratégia digital como um todo, englobando as áreas operacional, estratégica e gerencial. Aqui a empresa encontra-se no estágio de Inovação Adaptativa (projetos de inovação acontecendo com frequência) e, portanto, o pensamento digital precisa permear todas as tomadas de decisão da empresa. Para que a empresa transforme-se, as áreas operacionais devem utilizar e integrar ferramentas e métodos digitais tecnológicos, para a transformação e otimização dos processos de forma geral.
Com essa jornada, garantimos que a mudança ocorra em todos os níveis da empresa e englobando todos os elementos necessários para que a mudança aconteça!