O Projeto Geométrico é elaborado a partir dos estudos topográficos e demais estudos como ambiental e florestal que são realizados anteriormente e desenvolve as linhas do projeto geométrico, ou seja, é nele que estudamos e definimos as formas geométricas e características técnicas como raios de curvatura de vias, rampas, plataformas, entre outras características. Ele deve obedecer também às recomendações dos estudos geológicos e geotécnicos procurando minimizar os problemas construtivos e ser projetado detalhadamente de maneira a apresentar condição de ser locado na fase de projeto.
No projeto urbanístico de empreendimentos como condomínios e loteamentos não é só o projeto urbanístico que define as características do projeto. Assim como em outras áreas, projetar um empreendimento mais complexo é uma tarefa multidisciplinar. Algumas equipes têm que trabalhar em conjunto para definirem o projeto com todas as suas características e particularidades e se você puder contratar uma equipe que trabalhe junto, melhor.
Alguns projetos complementares afetam diretamente o desenvolvimento do projeto urbanístico. Outros não tem este impacto. O layout tem que levar em muitas variáveis. A questão é que se a compatibilização demandar não em pequenos ajustes, mas numa alteração grande do partido do seu projeto você pode perder o conceito inicial, perder tempo nas aprovações e ter problemas na execução. Por esta razão é melhor entender o que impacta antes, porque a sua concepção já poderá acontecer levando em consideração estes fatores.