A fidelização nas relações contratuais nos negócios imobiliários com os métodos adequados de solução de conflitos

Os negócios imobiliários são atividades econômicas corriqueiras, estão presentes na vida de milhões de pessoas. O setor imobiliário expande-se diariamente, à medida que evolui, torna-se mais complexo, exigindo assim, um maior conhecimento da área e na prática na formalidade dos contratos.

Seja na aquisição da compra de um terreno, de um apartamento, casa, qualquer bem imóvel, requer muita cautela nas transações e formalidades contratuais. Em caso de descuido, e omissões, os conflitos se originam, enfraquecendo assim, a confiabilidade na relação.

Os conflitos no setor imobiliário são diversos, seja na aquisição de um imóvel na planta, seja no atraso da entrega do empreendimento, ou em uma relação de vizinhança, ou relação locatícia. Para solucionar as demandas conflitantes dessa natureza, existem os métodos adequados de solução de conflitos, tais como: A Mediação, Conciliação e Arbitragem, regulamentados por lei: Lei da Mediação 13.140/2015, Resolução 125 CNJ, e a lei 9.307/96 (atualizada pela lei 13.129/2015), todos fortalecidos pelo novo Código de Processo Civil: Lei 13.105/2015.

Esses métodos buscam solucionar os conflitos na sociedade, e no setor imobiliário de maneira   mais eficaz, rápida e, satisfatória, pois além de solucionar de forma rápida, equilibra-se as relações, fortalece o diálogo e fideliza assim o relacionamento comercial, fortalecendo também a pacificação social.

Os institutos da Mediação, Conciliação e Arbitragem, são conduzidos por profissionais capacitados, advogados, mediadores de outras profissões capacitados em mediação de conflitos, pessoas que não façam parte do conflito, devendo prezar pela imparcialidade, competência para a prática das ferramentas de cada instituto, bem como exercer com ética profissional. Quando nas cláusulas contratuais se pactuam que as demandas oriundas da relação do contrato sejam resolvidas pela Mediação, conciliação ou arbitragem, vinculam as partes a buscarem esses caminhos mais satisfatórios nas relações pactuadas nos contratos de negociações imobiliárias.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A AUTORA DESTE POST:

Aline Cerqueira

Advogada especialista em Direito Imobiliário e Instrutora em Mediação de Conflitos.

Mediadora Judicial e Extrajudicial

Autora do Livro A verdadeira Essência da Mediação e Conciliação na solução de Conflitos

Siga-me no Instagram: @advogadalinecerqueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress