Apartamentos compactos são atrativos para jovens investidores

Segundo a incorporadora One Innovation, o grupo de pessoas entre 18 a 35 anos é um dos que mais investe neste tipo de empreendimento

 

Com 76% dos jovens brasileiros vivendo em áreas urbanas, segundo a última edição da pesquisa “Juventudes no Brasil” (2023), cresce o interesse desse público por moradias que acompanhem seu estilo de vida dinâmico, especialmente em grandes metrópoles como São Paulo, onde mobilidade, praticidade e boa localização são prioridades. Esse comportamento se reflete no mercado imobiliário: jovens entre 18 e 35 anos representam um dos maiores grupos de investidores da One Innovation, incorporadora especializada em empreendimentos compactos de médio e alto padrão.

A tendência ainda é reforçada por dados da plataforma de investimentos Rico, da XP Inc., que mostram que 8% dos jovens brasileiros têm como objetivo investir na compra de um imóvel — um número ainda modesto, mas que sinaliza uma mudança no perfil de consumo e investimento dessa geração.

Imóveis menores, como os studios e com 1 dormitório, são os mais procurados por investidores mais jovens. A localização destas unidades é um grande atrativo para este público e as incorporadoras têm investido neste perfil. Criada em 2019, a NEX ONE, linha de compactos da One Innovation, conta com mais de 30 empreendimentos em bairros como Itaim, Pinheiros, Moema, Vila Mariana, Paraíso, Bela Vista, Consolação, Perdizes, Pompéia e Higienópolis. Destes, 12 já foram entregues e estão plenamente ocupados.

“A One foi pioneira no lançamento de empreendimentos compactos em bairros nobres de São Paulo. A companhia prioriza e incentiva a mobilidade urbana, oferecendo moradia de qualidade e acesso a um empreendimento completo – com espaço fitness, piscina, salão de festas e skybar – para um público que antes não tinha acesso a soluções que atendessem às suas necessidades de moradia perto do trabalho” afirma Paulo Petrin, vice-presidente da One Innovation.

A preocupação com a mobilidade é um dos fatores que impactam na escolha do apartamento também. Enquanto gerações anteriores priorizavam o deslocamento com veículo próprio, as atuais optam por utilizar transporte público, por aplicativo ou, até mesmo, fazer o percurso caminhando ou utilizando meios de transporte como a bicicleta. Por isso, a importância de morar em locais estratégicos.

“Com a mudança do plano diretor, vagas de garagem não são mais obrigatórias, o que permite oferecer unidades com preços mais acessíveis em regiões consideradas nobres, uma vez que essa obrigatoriedade tornava o produto mais caro. Isso vai ao encontro com as preferências de mobilidade desta geração, que não dá tanta importância ao transporte próprio. Mas, buscam morar próximo ao trabalho, ao local de estudo, utilizando outras formas de locomoção”, diz Paulo Petrin, vice-presidente da One Innovation.

Segundo Marina Prieto, professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Estácio, também é importante que o futuro investidor se atente para questões como localização, custos adicionais, potencial de renda e condições de financiamento. “Além do preço, é essencial avaliar a localização, valorização histórica, infraestrutura, segurança, os custos adicionais (taxas condominiais, IPTU, manutenção), o potencial de renda, se for alugá-lo no futuro, e o financiamento (taxas de juros e prazo compatível com seus objetivos)”, explica.

De acordo com a professora, o perfil do jovem investidor também tem se transformado. “O jovem investidor atual é digital, busca informações em redes sociais e plataformas especializadas, e tem um perfil mais arrojado, mas ainda com cautela. Muitos começam com investimentos de baixo valor (como ETFs, ações ou crowdfunding) e priorizam liquidez e flexibilidade. A maioria busca não apenas retorno financeiro, mas também educação financeira e independência a médio prazo”, completa Marina.

 

Sobre a One Innovation  

Há mais de 10 anos no mercado, a One Innovation é uma incorporadora especialista em empreendimentos compactos, de médio e alto padrão, nos endereços mais desejados da cidade, proporcionando mobilidade urbana e qualidade de vida aos moradores. Em 2024, recebeu o prêmio TOP IMOBILIÁRIO, pelo terceiro ano consecutivo, ficando entre as 10 maiores incorporadoras de São Paulo. No mesmo ano, foi contemplada com o selo AQUA-HQE, que visa garantir a qualidade ambiental de edificações no Brasil e agora, em 2025, recebeu pelo segundo ano consecutivo o certificado Gret Place to Work Brasil.

 

Sobre a Estácio 

A Estácio se orgulha de liderar o caminho da inovação educacional no Brasil, com o compromisso de promover as habilidades e competências necessárias para o sucesso profissional e o crescimento pessoal de seus mais de 700 mil alunos. Com mais de 54 anos de experiência acadêmica, a Instituição oferece uma ampla gama de serviços educacionais em cursos técnicos, de graduação e de extensão, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, além de centenas de opções em cursos livres de aperfeiçoamento profissional. Reconhecida por sua excelência acadêmica, a Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade. Presente em unidades de ensino em 25 estados e no Distrito Federal e em mais de dois mil Polos de Educação a distância em todo o país, a Estácio possui um dos mais sólidos e atuantes programas de Responsabilidade Social do setor educacional, e apoia diversas iniciativas nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania. Saiba mais em estacio.br.

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