A avaliação imobiliária vêm obtendo cada vez mais destaque no mercado imobiliário. Alguns anos atrás, o corretor de imóveis não colocava tanta atenção nesse nicho de mercado, porém hoje, entendendo que avaliar é também uma excelente oportunidade para captar, o corretor está se desenvolvendo cada vez mais.
Dentro da avaliação de imóveis temos vários nichos onde o corretor pode se desenvolver: trabalhos de ordem judicial ou extrajudicial, consórcios, financiamentos, atualização patrimonial, inventários, entre outros. Porém, para obter êxito na avaliação imobiliária é muito importante que o profissional esteja preparado e sempre em busca de atualização através de cursos, congressos e associações, além de aproveitar toda a tecnologia disponível. É preciso ter em mente que o cliente tem algo que é muito importante e precisa ser valorizado: o tempo. E a tecnologia proporciona velocidade para realização das avaliações, otimizando o tempo do cliente e por outro lado, acelerando os seus resultados.
Falando em resultados para o corretor, existem dentro da avaliação, trabalhos que podem e devem ser monetizados, como por exemplo, o PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica), a Análise de Mercado e a Opinião Mercadológica. Para a realização de qualquer um destes trabalhos, é correto que você cobre pelo seu serviço, evidentemente considerado a complexidade de cada avaliação, além do perfil e realidade da sua região.
O mais importante de tudo é que, ao entregar o trabalho para o seu cliente, ele perceba o ‘valor’ que ele tem e não o ‘preço’ que você cobrou para entregá-lo.
Porém, você deve estar se perguntando: a avaliação de imóveis é um negócio rentável? Sim! E além de rentável, te coloca à frente de muitas pessoas, criando um network muito importante, afinal, o mercado imobiliário é feito por gente, onde a troca de informações e as parcerias são presentes também nas avaliações.
A avaliação é onde tudo começa, nada acontece sem uma avaliação e ela deve ser feita de forma rápida, com responsabilidade e principalmente entregue de forma clara, demonstrando que você não só definiu um valor de referência, mas também deixou o seu cliente seguro com as informações entregues. A clareza é fundamental neste processo, fale do que você faz, como faz e de que forma estará entregando: o básico é o essencial.
Quer captar mais imóveis de forma rápida?
Aqui está a solução.
CEO do Avalion, Corretor de Imóveis, CRECI 11.974, CNAI nº 563, Técnico em Transações Imobiliárias, Gestor em Negócios Imobiliários, Graduado pela Universidade Luterana do Brasil, Membro da RICS – Associação de Avaliadores no Reino Unido, Membro da National Association of Realtors NAR, CIPS Certified International Property Specialist Empresas e entidades em que atua: Tantus – Corretora de Imóveis, Avalieja – Avaliação e Pericia Imobiliária Diretor da ADEMI PR – Startups, construtecs e fintecs