A Up Estate, proptech mineira que oferece soluções financeiras e administrativas para o mercado imobiliário, acaba de lançar uma tecnologia de Inteligência Artificial que atua como um assistente financeiro virtual, disponível 24 horas por dia. A ideia é auxiliar imobiliárias que buscam inovação e desejam oferecer um atendimento ágil e eficiente aos seus clientes, sem abrir mão da personalização e da proximidade no relacionamento.
Integrado à sua própria plataforma de gestão de aluguéis, a nova ferramenta automatiza o atendimento das imobiliárias parceiras da startup, enviando boletos, recibos, extratos e declarações de Imposto de Renda. Além disso, responde de forma ágil às dúvidas relacionadas a esses documentos.
Atualmente disponível em imobiliárias selecionadas das regiões de Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo, já foi possível identificar que o recurso conseguiu diminuir o tempo de resposta às dúvidas financeiras de 24 horas para menos de 5 minutos. Isso proporciona uma melhora significativa na experiência do cliente e na produtividade de seu time.
O fundador e CEO da Up Estate, Matheus Penna, espera que a solução de IA revolucione o atendimento financeiro nas imobiliárias locais e em todo o país, automatizando grande parte das demandas operacionais e permitindo que as equipes foquem em atividades mais estratégicas.
“Nossa expectativa é reduzir significativamente o volume de atendimentos manuais, que tradicionalmente marca o setor, aumentando assim a satisfação dos clientes finais com respostas rápidas e precisas, além de nos tornar referência em inovação e eficiência no mercado imobiliário nacional. Também projetamos ganhos expressivos em escala e padronização do atendimento conforme a solução for ampliada para mais parceiros”, projeta Matheus.
Principais benefícios e diferenciais
Conectado diretamente ao número de WhatsApp utilizado pelo setor financeiro da imobiliária, a solução de IA da Up Estate também pode operar por meio de sua central 0800. A ideia é oferecer flexibilidade conforme a estrutura de cada empresa, garantindo continuidade no atendimento ao cliente, sem sobrecarregar a equipe.
Entre as principais vantagens da tecnologia estão a redução da carga operacional, com a automatização dos atendimentos financeiros, que representam cerca de 60% das demandas da imobiliária; o maior foco no atendimento humano, liberando a equipe para se dedicar a atendimentos estratégicos e relacionamentos personalizados; e a integração com a gestão de locações, garantindo que os dados utilizados no atendimento estejam sempre atualizados e corretos.
Com uma tecnologia proprietária, a IA da startup é treinada com base nas operações reais das imobiliárias, o que aumenta sua eficiência e reduz a necessidade de intervenções manuais. “Somos a única solução do mercado que oferece todo o ecossistema integrado — desde o sistema de gestão até a operação financeira completa da imobiliária. Também contamos com uma integração total, incluindo funcionalidades como geração de boletos, repasse de valores, gestão de garantias e cobrança, tudo em uma única plataforma. A IA chegou para potencializar ainda mais isso e realmente transformar o mercado”, comenta o fundador.
Aporte e investimentos em IA
Fundada em 2017, em Minas Gerais, a Up Estate já expandiu sua presença para 12 estados brasileiros, totalizando mais de R$ 100 milhões em aluguéis pontualizados e mais de 500 imobiliárias parceiras. O desenvolvimento do negócio tornou-se ainda mais acelerado após a proptech receber, em agosto de 2022, um aporte de R$ 1,5 milhão do BR Angels, ecossistema de inovação e investimento-anjo.
Daí em diante, a IA permeou diversas frentes da Up Estate, reforçando o seu compromisso com a inovação. Além do atendimento via assistente virtual, a empresa atua na análise de crédito, com a tecnologia apoiando a avaliação de perfil dos locatários, otimizando a tomada de decisão com mais agilidade e precisão. Ela também se envolve no desenvolvimento de aplicações, com o objetivo de acelerar processos de codificação, testes e melhorias contínuas das soluções tecnológicas; e no setor de marketing, para a automação de campanhas, segmentação de público e análise de desempenho.
Para Orlando Cintra, fundador e CEO do BR Angels, a trajetória da Up Estate após o investimento do grupo foi de crescimento e desenvolvimento acelerado. “Desde o nosso primeiro contato nos deparamos com um time focado e comprometido a fazer a diferença no mercado imobiliário, garantindo que suas soluções tecnológicas atendam efetivamente a uma necessidade do setor. É gratificante ver toda essa evolução do negócio e saber que estamos ajudando-os, seja com capital financeiro ou intelectual, no aprimoramento do produto e na expansão das operações”.
“Nos últimos anos, estamos realizando um investimento financeiro significativo no desenvolvimento e aplicação de tecnologias de IA. Essa decisão está alinhada à nossa visão de futuro: acreditamos que a IA é fundamental para escalar o atendimento, aumentar a eficiência operacional e oferecer uma experiência mais ágil e personalizada aos nossos clientes. Ao integrar essa tecnologia às nossas soluções, fortalecemos nossa proposta de valor como plataforma completa para o mercado imobiliário”, conclui Matheus Penna Santos.
Sobre a Up Estate:
Com o propósito de revolucionar o aluguel de imóveis, a Up Estate é a primeira solução de locação para imobiliárias inovadoras. Para mudar o panorama de falta de profissionalização e excesso de burocracia no setor, a startup oferece análise cadastral imediata, assinatura eletrônica e sistemas que permitem que as empresas garantam o recebimento para os proprietários e tornem o processo menos burocrático para o inquilino, eliminando a necessidade de fiador e reduzindo significativamente o tempo de locação de um imóvel.
Sobre o BR Angels:
Formado em 2019, o BR Angels tem foco no ecossistema de inovação e investimento-anjo. É composto por mais de 400 CEOs e altos executivos de importantes empresas que, além de capital financeiro, entregam capital intelectual, valorizando, sobretudo, o conceito de Smart Money.
Inicialmente, o foco do BR Angels está em negócios que operam nos segmentos B2B, B2B2C e B2C, dentro dos quais o Smart Money possa ser amplamente empregado por meio de mentorias dos membros, que possuem perfis variados em alta gestão, recursos humanos, finanças, vendas, marketing, tecnologia, dentre outras áreas.
Com o propósito de contribuir de maneira efetiva com o desenvolvimento econômico do Brasil, América Latina e global, hoje, seu portfólio de investimentos conta com mais de 30 startups.