A Lastro, startup que traz tecnologia para o mercado imobiliário, está lançando hoje a Lais (Lastro Artificial Intelligence System), uma ferramenta similar ao ChatGPT que foi desenvolvida pela empresa para fornecer a corretores, imobiliárias e demais players do mercado imobiliário informações mais precisas e atualizadas sobre o setor.
“Diferente do ChatGPT, que usa uma base de informações muito ampla e que foi ajustado para não ser tão especialista, nós criamos uma nova camada que é especialista no mercado imobiliário. Nessa nova camada, nós ensinamos a inteligência artificial sobre todas as particularidades do mercado, nela há a lei do inquilinato, dados médios de mercado de 317 cidades, suporte a cálculo de reajuste de locação e diversas outras minuciosidades que existem no Brasil.”, aponta Pedro Milanez, CTO da Lastro, executivo de tecnologia que foi o primeiro funcionário do Nubank, maior fintech brasileira.
“Essa especialização em assuntos do mercado imobiliário torna o produto muito mais poderoso. Por exemplo, buscas no Google ou no próprio ChatGPT retornariam resultados genéricos e desconectados da dúvida específica do usuário. Criar um modelo especialista no tópico permite que a interação seja muito mais precisa e personalizada”, continua Pedro.
Entre as funcionalidades da ferramenta, está a explicação do significado de termos técnicos e detalhamento de regras e práticas comuns do mercado. Além disso, a Lais oferece dicas para a resolução de impasses enfrentados nos relacionamentos imobiliários, como a locação ou compra de um imóvel, a contratação de financiamentos imobiliários ou o relacionamento entre condôminos do mesmo edifício. O produto pode ser acessado em “www.lastro.co/lais” e pode ser utilizado pela internet ou diretamente via WhatsApp.
A criação da Lais envolveu diversos membros do time da startup, em conjunto com especialistas do mercado imobiliário, até chegar na versão atual. Além de todo o esforço de tecnologia para parametrizar o modelo inicial e integrar diferentes bases de dados, a interação humana foi fundamental para criar um modelo cada vez mais preciso e completo. “O grande desafio da inteligência artificial é garantir que os modelos se comportem como você imaginou. Sem feedback humano, é impossível fazer isso”, afirma Gabriel Prado, gestor de produto responsável pelo lançamento da Lais.
Além da Lais, a Lastro também está investindo em iniciativas que aplicam a inteligência artificial na melhoria de processos internos, como a automatização de etapas de seu funil de vendas, a ativação de novos clientes e o atendimento a clientes existentes. No cadastro de dados na plataforma, por exemplo, a empresa estima que essas iniciativas podem reduzir em até 80% o tempo gasto no processo, bem como diminuir em mais de 90% os custos associados.
“Estamos começando uma nova era de interação com a Inteligência Artificial, onde a conexão do ser humano com essas ferramentas pode trazer ganhos inéditos de produtividade”, destaca Pedro Milanez, co-fundador e diretor de tecnologia da Lastro, que anteriormente atuou por 4 anos na criação do Nubank, onde ingressou como primeiro funcionário.
O time da Lastro entende que essa tecnologia deve ser utilizada para permitir que os participantes do mercado interajam de forma mais rápida, completa e precisa. “Nossa visão é construir ferramentas de inteligência artificial que contribuam para o mercado imobiliário positivamente, empoderando as pessoas. Não acreditamos em substituir o cuidado e o atendimento humano, mas sim em criar ferramentas que deixem esse atendimento ainda melhor”, destaca Allan Paladino, CEO da Lastro.
Fundada em 2021 por Allan, Pedro e José Thomaz Pereira, que anteriormente atuou por 5 anos na divisão de investimentos imobiliários da Blackstone, maior gestora global de fundos de private equity, a Lastro já captou US$ 5,3 milhões e conta com investidores como Canary, QED Investors e 1Sharpe Ventures.