De corretor a Marca

Como transformar sua identidade profissional em uma marca pessoal de sucesso

 

Imagine que você é um cliente no mercado imobiliário em busca de comprar uma casa. Você nunca ouviu falar das palavras “marca pessoal” ou “declaração de marca pessoal”, mas ao adentrar o Instagram, começa a ser bombardeado por patrocinados e postagens de imóveis. Você então pensa que este é um bom lugar para encontrar um corretor que possa ajudá-lo em sua jornada de compra. Assim, você começa a explorar os perfis sugeridos.

Ao acessar cada perfil, você se surpreende. Nestas contas de corretores de imóveis, encontram-se opções de casas e apartamentos, apresentações em vídeos e carrosséis, legendas técnicas com informações sobre os imóveis e números de contato para potenciais clientes como você. Conforme você vai passando de perfil em perfil, percebe algo.

Você não faz ideia de qual das centenas de corretores é o melhor para você.

Se você estivesse na posição de escolher seu corretor de imóveis naquele momento, o que faria? Com base nas informações que você tem – que realmente são apenas uma primeira impressão – as únicas diferenças que você pode perceber têm a ver com o que está sendo apresentado nos perfis, mas, no final das contas, a maioria deles parece oferecer os mesmos imóveis.

Isso nos leva a uma reflexão importante: como um corretor de imóveis, você pode estar se perguntando por que isso é relevante para você. Afinal, você não está procurando uma casa; você está intermediando a venda ou a compra. Mas aqui está a questão: sem uma marca pessoal forte, você pode acabar sendo apenas mais um entre muitos outros corretores, sem se destacar na multidão.

 

O Que a Marca Pessoal NÃO É

Quando você ouve as palavras “marca pessoal”, o que vem à sua mente? Se a escolha de fontes e cores é o que vem imediatamente à mente, então precisamos conversar. Tenho algumas notícias que mudarão o jogo para você.

A marca pessoal NÃO se trata apenas de cores, fontes e logotipos. Esses são símbolos ou representações que compõem sua identidade visual, mas na verdade é muito maior que isso. E há UMA coisa que deve ser feita ANTES do logotipo, fontes e cores. O primeiro passo para criar uma marca pessoal forte se resume a apenas uma coisa.

Definir sua declaração de marca pessoal. Neste artigo, vou revelar o que é uma declaração de marca pessoal. E antes de mergulharmos, deixe-me esclarecer mais algumas coisas sobre o que a marca pessoal NÃO é. Já mencionei que seu logotipo é apenas uma pequena parte da sua marca pessoal, além disso, uma marca pessoal não se resume a um feed de mídia social cheio de imagens perfeitas.

Você já deve ter se deparado com aqueles perfis no Instagram cheios de fotos perfeitas, onde cada imagem parece cuidadosamente planejada e editada para transmitir uma imagem de sucesso e luxo. Porém, é importante lembrar que nem sempre essa representação corresponde à realidade. Apesar de visualmente atraente, essa abordagem pode acabar parecendo artificial e afastar os clientes em potencial.

Usar fotos profissionais e bem produzidas para promover seus serviços como corretor de imóveis não é um problema. No entanto, confiar exclusivamente em fotos de banco de imagens ou em uma representação idealizada pode prejudicar a autenticidade da sua marca pessoal. E aqui está o porquê.

De acordo com um estudo recente da Stackla, uma empresa de marketing online, 86% dos consumidores dizem que a autenticidade é uma consideração VITAL quando estão decidindo quais marcas ou empresas apoiar. Por quê? Porque as pessoas conseguem ver através dessa imagem “perfeita”. Sem autenticidade, a confiança morre.

“Está tudo bem”, você pode dizer. “Eu só vou confiar na minha reputação então. ISSO é minha marca pessoal… certo?”

Errado. Sua reputação é importante, mas não é VOCÊ. Esta é um resultado do trabalho dedicado à construção da sua marca pessoal, não a própria marca.

 

O Que a Marca Pessoal É

Devo admitir que trabalhar a marca pessoal de corretores de imóveis é uma de minhas paixões, e trazer a minha própria marca para o digital com intencionalidade e estratégia foi uma das melhores coisas que já fiz, pois me ajudou a criar a minha metodologia PVU!

E embora eu já tenha abordado o tema da marca pessoal em postagens anteriores neste blog, vale a pena reiterar sua importância para os corretores de imóveis. Para aqueles que ainda não tiveram a chance de ler meus outros artigos, vou começar definindo o que é a marca pessoal.

Uma marca pessoal é um pacote completo que representa você onde quer que esteja. Inclui seus pontos fortes, habilidades, sucessos e realizações. E não é algo que você apenas joga no universo e espera que grude. É uma entidade viva e contínua que você cria e nutre proativamente.

Sua marca pessoal está em todos os lugares. Está em todos os seus projetos, em tudo o que você diz e faz, e em como você se apresenta online e offline. A boa notícia é que está 100% sob seu controle. VOCÊ decide a impressão que quer deixar nas pessoas.

Você quer que sua marca pessoal amplifique quem você é e o que faz – e o que o torna único de qualquer outro corretor. Eu sei que parece um grande desafio. É por isso que vamos começar pequeno com o primeiro passo para criar uma marca pessoal – criar uma declaração de marca pessoal.

A declaração de marca pessoal é uma frase ou conjunto de frases que captura a essência da sua identidade profissional e o valor único que você oferece aos seus clientes. É a sua oportunidade de comunicar quem você é, o que oferece e por que é a escolha ideal para os clientes. Na minha mentoria, uma das primeiras coisas que abordamos é a criação dessa declaração, pois ela é a base para construir uma presença marcante no mercado imobiliário.

Enquanto os perfis no Instagram competem pela atenção, sua marca pessoal, expressa por uma declaração envolvente, pode ser a diferença crucial para atrair clientes ideais. Convide-os a embarcar na jornada de compra de imóveis ao seu lado, mostrando autenticidade e tornando essa experiência extremamente agradável. Sua marca pessoal é a chave para se destacar, conquistar confiança e prosperar no mercado imobiliário.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A AUTORA DESTE POST:

Brenna Konski
Mercadóloga Imobiliária
Experiência em incorporadoras, construtoras e imobiliárias
Mentora de corretores de imóveis que visam destacar seu valor único e conquistar clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress