DeepSeek: 3 perguntas sobre o uso de IA no mercado imobiliário

Especialista enfatiza que soluções personalizadas são essenciais para atender as demandas crescentes do setor imobiliário

 

A chegada da DeepSeek, uma inteligência artificial de código aberto e baixo custo desenvolvida por uma empresa chinesa, já está mexendo com o mercado global de tecnologia, causando uma queda significativa nas ações de big techs nos Estados Unidos. Embora amplamente acessível, essa inovação traz desafios, como a viabilidade prática em setores especializados e os altos custos de implementação de IA, reacendendo preocupações sobre a credibilidade dessas soluções.

Para muitos especialistas, 2025 pode marcar o início de furar a “bolha da IA”, levantando debates sobre o verdadeiro valor e a sustentabilidade dessas tecnologias. No caso do mercado imobiliário, como a Inteligência Artificial pode ser aplicada para potencializar o setor e melhorar a experiência dos consumidores? Luis Veloso, COO da Morada.ai e especialista em IA para o setor imobiliário, destaca que soluções especializadas continuam sendo as mais eficazes para atender demandas específicas de mercado e responde dúvidas sobre como seria a melhor aplicação dessa tecnologia ao setor.

 

1) Qual é o impacto de ferramentas como DeepSeek no mercado imobiliário?

No mercado imobiliário, o impacto do DeepSeek é significativo, especialmente nos módulos de atendimento ao cliente e personalização de interações. Hoje, muitas incorporadoras e imobiliárias já utilizam agentes generativos para melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a capacidade de resposta. Com o DeepSeek, essas empresas têm a oportunidade de criar soluções ainda mais alinhadas às necessidades locais.

Além disso, o fato de o modelo ser open source (ou seja, de código aberto, permitindo que qualquer desenvolvedor tenha acesso ao código-fonte para personalizá-lo ou aprimorá-lo) proporciona uma vantagem estratégica. Empresas brasileiras podem desenvolver aplicações específicas para o cenário do Brasil, ajustando fatores como linguagem coloquial, comportamento do consumidor e aspectos legais do mercado. Essa adaptabilidade é um diferencial que pode revolucionar o setor.

 

2) O DeepSeek está preparado para funções como a cotação e compra de imóveis?

Não exatamente. É importante entender que o DeepSeek é um LLM (Large Language Model), ou seja, um modelo treinado para processar e gerar linguagem natural, como textos e conversas. Ele não é especializado em cálculos matemáticos complexos, como os de financiamento imobiliário, e nem substitui ferramentas específicas para cotações ou simulações financeiras. Para isso, é essencial integrar APIs externas ou softwares específicos que realizem esses cálculos com precisão.

Por outro lado, o DeepSeek apresenta fortes características de reasoning (raciocínio contextualizado em LLMs), permitindo interpretar dados, contextualizar perguntas e fornecer insights com agilidade. Isso pode auxiliar no suporte a decisões, como sugerir melhores práticas de financiamento ou responder dúvidas complexas de clientes. Apesar de não realizar os cálculos diretamente, ele pode complementar o processo ao facilitar o entendimento e a explicação desses temas.

 

3) Com a crescente adoção de IAs no mercado imobiliário, como você vê o impacto dessas tecnologias na relação entre corretores, imobiliárias e clientes?

A Mia, uma IA personalizada, desenvolvida pela Morada.ai ao setor imobiliário, se destaca por sua capacidade de evoluir com as necessidades do mercado, oferecendo precisão e eficiência, por meio de uma conversa fluida e real. É capaz de apresentar imóveis, agendar visitas, responder dúvidas, filtrar as necessidades dos potenciais clientes, disponível 24/7, onde há de fato uma conversa, diferente dos clássicos assistentes que trazem apenas fluxo de decisões programadas. A solução já chamou a atenção dos principais players da América Latina, e já recebeu recentemente um aporte de R$ 6 milhões, fortalecendo o potencial da tecnologia para transformar a experiência imobiliária. Acredito que a IA personalizada se adapta às mudanças do setor e entrega resultados que soluções generalistas ainda não conseguem alcançar.

 

Sobre a Morada.ai – Fundada em 2021, é uma proptech pioneira no mercado imobiliário LATAM. Atende quase 100 incorporadoras em 17 estados do Brasil, incluindo as maiores do país, como Direcional, Cyrela, Patrimar/Novolar, Emccamp, Morar, Canopus, One e VIC, gerando milhões em Valor Geral de Vendas (VGV) mensal por meio de Inteligência Artificial (IA) generativa. Sua assistente virtual, Mia, já atendeu quase meio milhão de pessoas e trocou mais de 12 milhões de mensagens. A Morada.ai é um spin-off da Kunumi, startup vendida ao Bradesco e seus fundadores já realizaram projetos de IA para corporações como McDonald ‘s, Itaú e C&A. Em 2024, recebeu aporte de R$ 6 milhões.

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