Já com mais de 1,7 milhão de inscritos, segundo atualização do dia 7 de fevereiro, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) ou Enem dos Concursos está oferecendo oportunidades 6.640 vagas de empregos públicos federais em todo o País, sendo 26 a grande maioria da lotação desses cargos lotada no Distrito Federal.
Este é apenas um dos concursos que estão acontecendo na capital federal, o que denota que muito em breve a população do DF e seu entorno irá crescer, já que os aprovados e futuros funcionários públicos federais, muito provavelmente, precisarão se estabelecer junto à capital federal para trabalhar.
Inclusive, dados do Censo 2022, demonstram que Brasília passou a ter a terceira maior população entre as cidades brasileiras, registrando um crescimento de 9,52% em 12 anos e atingindo a marca de 2,8 milhões de habitantes.
Este crescimento foi ainda maior nas cidades do entorno do Distrito Federal. Valparaíso de Goiás, por exemplo, registrou o maior crescimento percentual entre os municípios com mais de 100 mil habitantes na região, 51,68% a mais na comparação com a contagem feita pelo censo anterior, em 2010.
Atualmente, a população de Valparaíso de Goiás ultrapassa os 198 mil habitantes e de acordo com o especialista em desenvolvimento imobiliário Cleberson Marques, a cidade, tal como outras no Entorno, teve seu crescimento populacional dos últimos anos baseado num movimento de dupla migração, que envolve a chegada de novos moradores à região (vindos de outras partes do país) e também ex-residentes de Brasília, que migram para as adjacências da capital federal, em busca de opções de moradias mais acessíveis.
“Sabemos que o Entorno é uma região muito ligada à Brasília, mas é importante compreender que as famílias não se limitam apenas em encontrar um metro quadrado mais barato. Elas vêm procurando, sobretudo, alternativas que lhe garantam a mesma qualidade de vida, que se tem no Plano Piloto e outros bairros da capital. Ou seja, imóveis de grandes metragens, com ampla estrutura de lazer, próximos à uma grande rede de comércio e serviços”, esclarece Cleberson Marques.
Esse forte crescimento populacional registrado pelo Censo de 2022 no Entorno do DF já vinha sendo percebido pelo setor imobiliário. Nos últimos anos, cidades próximas à Brasília têm sido alvo de grandes lançamentos, que vão desde loteamentos e apartamentos populares a residenciais de alto padrão e com conceitos inovadores.
O Reserva do Vale é um exemplo de projetos imobiliários audaciosos e modernos da qual a cidade de Valparaíso tem sido alvo. Em fase de implantação, o mega empreendimento possui 2,35 milhões de metros quadrados de área total, contará com três condomínios horizontais, condomínio vertical, quatro parques, áreas comerciais, hub de esportes, lazer e de educação, entre outros equipamentos. Localizado na região sul da cidade, com acesso privilegiado à BR-040, quando totalmente implantado, a expectativa é de que o Reserva do Vale abrigue cerca de 50 mil moradores. Atualmente, dois dos três condomínios horizontais previstos já estão em construção.
Cleberson explica que a mudança de perfil dos moradores nos arredores de Brasília fez com que a incorporadora Plano Urbano, desenvolvedora do projeto Cidade Criativa do Reserva do Vale, pensasse em opções de moradia, que além de elevado padrão construtivo, trouxessem acesso fácil a lazer, serviços e segurança. “É importante lembrar que os moradores de Valparaíso e de outras cidades do Entorno não querem ser dependentes o tempo todo de Brasília, mesmo que a cidade fique alguns minutos de distância. Por isso, os recentes lançamentos imobiliários dessa região trazem conceitos urbanísticos que aliam uma boa moradia, mas com acesso a comércios, escolas, lazer, saúde, cultura, tudo isso a poucos metros de casa”, explica o especialista imobiliário.