É seguro comprar um imóvel na planta?

Saiba como evitar problemas na hora de adquirir o seu sonho!

 

Na compra do primeiro imóvel diversas dúvidas podem surgir devido a diversas opções no mercado imobiliário.

Os imóveis na planta são uma opção para aqueles que desejam economizar no momento de adquirir um apartamento.

Mas, muitos se questionam: comprar um imóvel na planta é seguro?

Primeiramente é preciso entender o que é um imóvel na planta e quais são suas características.

Uma propriedade em planta é aquela que foi iniciada por um desenvolvedor e ainda não foi construída.

É possível encontrar essas unidades habitacionais nos estandes de vendas, mas também pode usar plataformas de busca online que facilitam sua busca.

 

Comprar imóveis na planta é seguro?

Uma das coisas mais importantes que precisa ser considerada é a possibilidade de entrega atrasada e problemas estruturais.

Com isso, não é possível tomar posse do imóvel na data prevista no contrato.

Mas, existem algumas dicas para identificar e evitar esse tipo de problema. A primeira coisa a fazer é buscar pelo histórico do construtor e do desenvolvedor.

Assim, você saberá se são empresas com muitas reclamações. O Reclame Aqui e as redes sociais são alguns lugares que você pode conferir.

Existem imóveis em construção que estão em modo de alocação de ativos. Essa é uma medida de segurança criada para garantir maior segurança aos compradores desse tipo de empreendimento.

Ele garante que, em caso de falência da empresa responsável, o imóvel seja separado da propriedade pessoal do incorporador.

Os proprietários podem assim retomar a construção do empreendimento e vendê-lo ou contratar outra empresa para a conclusão da obra.

Outra forma de avaliar a confiabilidade da transação é prestar atenção aos termos do contrato.

Questões como atrasos, multas e cancelamentos devem ser detalhadas e você só deve assinar se concordar com as decisões.

Se achar necessário peça ajuda de um especialista que vai ler o contrato e identificar as suas obrigações e as obrigações da empresa.

 

Vantagens e desvantagens de adquirir um imóvel na planta

Existem vantagens e desvantagens toda compra, por isso é necessário muita pesquisa e um bom planejamento.

 

Vantagens

Layout

Ser capaz de escolher entre diferentes designs de plantas é uma das maiores vantagens do imóvel na planta.

As construtoras costumam oferecer opções que permitem escolher desde o local até o layout da parede, e com algumas construtoras permitem que o cliente escolha os materiais de acabamento que preferir.

 

Otimização de espaços

Novas propriedades são projetadas para aproveitar melhor o pequeno espaço disponível. Além disso, o número de cômodos por metro quadrado também é maior.

 

Segurança

Os novos apartamentos são projetados para garantir a segurança.

Maior controle de acesso para moradores e visitantes, contratação de empresas especializadas em segurança patrimonial e colocação de guaritas e portões de acesso em locais estratégicos limitam os riscos potenciais aos moradores.

Condomínios com formato de clubes também reforçam o interesse em criar um ambiente ainda mais seguro à medida que a área se torna maior e mais movimentada.

 

Benefícios no dia a dia

Piscina, parque infantil, campo desportivo, ginásio, sala de jogos e lojas são uma realidade em muitos novos projetos.

A união do conforto do lar com o lazer é um ponto forte do novo empreendimento, e toda a estrutura pode não ser tão cara quanto um condomínio sem essas facilidades, mas com mais espaço privativo.

Por serem compactos, mas em um número maior de apartamentos, os custos das áreas comuns serão compartilhados por muitos inquilinos.

Por isso, o valor individual a pagar pode ser pequeno, exceto para aqueles que oferecem estruturas tipo clube, que costumam ser mais caras.

 

Desvantagens

Entrega fora do prazo

Casos de atrasos em imóveis na planta não são raros e podem variar de 6 meses a 3 anos.

Esses atrasos podem ocorrer por vários motivos, incluindo as condições climáticas locais e a capacidade do construtor de gerenciar o trabalho.

Para atrasos superiores a seis meses, a lei obriga a construtora a pagar multa referente ao mês de atraso. Atrasar a conclusão da obra é um grande risco, mas não é o único.

Entrega de quartos com áreas menores do que o esperado, materiais de acabamento de qualidade inferior ou, no pior dos casos, falta de acabamento em algumas áreas também são riscos que só podem ser avaliados no ato da entrega.

Localização

Encontrar um imóvel na planta com boa localização e estrutura é uma tarefa difícil. Os terrenos dos centros e bairros adjacentes estão praticamente todos ocupados, senão por apartamentos e casas, pelo menos por estacionamentos.

Por outro lado, as construtoras costumam oferecer espaços para lojas e criar um mini shopping center no próprio apartamento, evitando deslocamentos desnecessários.

Por fim, se o imóvel na planta for a melhor opção para a sua família, não deixe de verificar o histórico da empresa com a qual está negociando.

Visite outras propriedades que ela construiu e tente conversar com os proprietários e moradores para entender quaisquer possíveis problemas que você possa ter.

E como já mencionado anteriormente é muito importante ler atentamente o contrato. Com o imóvel pronto é só conferir tudo e aproveitar!

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam se comprar um imóvel na planta é seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress