Eficiência e automação: 5 aprendizados do uso da inteligência artificial no mercado imobiliário

A chegada da Inteligência Artificial (IA) no setor da Construção Civil foi repleta de expectativas promissoras: segundo o McKinsey Global Institute, a IA generativa pode gerar um retorno de até U$S 180 milhões para o mercado imobiliário (1). Além do retorno financeiro, o uso da tecnologia também promete melhorar uma dor antiga do setor: a falta de mão de obra especializada. Segundo um levantamento feito em 2023 pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), 7 a cada 10 construtoras tem dificuldade em manter o quadro de funcionários completo.

Podemos usar a tecnologia ao nosso favor para aprimorar nossos serviços, mas não como uma forma de substituir a força de trabalho humana. Os dados já provam isso: o Fórum Econômico Mundial prevê que a automação resultará em um aumento líquido de 58 milhões de empregos ao redor do mundo (2) – e no mercado imobiliário isso não será diferente. Atividades serão adaptadas e redesenhadas, assim como o setor já vem se reinventando há décadas.

Como profissional nessa indústria há mais de 20 anos, fiquei curioso com as promessas e propostas dessa inovação tecnológica. Desde então, passei a testá-la e rapidamente a incorporei em minha rotina – movimento ainda um pouco tímido no Brasil, onde apenas 19% das empresas do setor imobiliário declararam já utilizar alguma ferramenta de IA, de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) (3). Ou seja, há espaço para crescimento e as empresas podem utilizar essa tecnologia para melhorar seus processos.

Confira abaixo cinco lições que adquiri com o uso da IA e da IA generativa no mercado imobiliário nesse período:

 

1. Entregas personalizadas elevam o nível de satisfação do cliente

Quando falamos da inteligência artificial, sobretudo da IA generativa, nos deparamos com um mundo de possibilidades. A experiência do cliente, tão importante para a fidelização e captação de novos compradores, é elevada a altos níveis de personalização – sobretudo por conta das infinitas possibilidades de criação de personas que se adaptem e atendam os clientes da forma que preferirem. Pensando no Brasil, um país com ampla diversidade cultural e diferentes costumes regionais, vemos uma possibilidade melhor de nos aproximarmos de nossos clientes e de suas realidades, oferecendo um atendimento diferenciado em momentos decisivos – como na geração de leads ou nas tratativas envolvendo a conclusão de algum contrato de compra ou venda de um imóvel.

 

2. Automação gera autonomia

Ainda muito temida em diversos mercados, vejo a automação como sinônimo de uso inteligente do tempo. Não, não me refiro aqui em usar a IA e a IA generativa para substituir pessoas, mas sim para aplicá-las em atividades repetitivas e burocráticas, como no atendimento 24h de clientes ou até mesmo na leitura, interpretação e captação de dados em documentos. Seu uso tem feito uma grande diferença na rotina dos corretores e dos profissionais do setor, já que proporciona um melhor aproveitamento do tempo – sem descartar, é claro, a necessidade de uma revisão minuciosa e criteriosa do que a IA desempenhou ou produziu. Dessa forma, obtemos mais eficiência, produtividade e ganhamos tempo para outras demandas que requerem mais atenção.

 

3. Dados e insights trazem lições valiosas – e desmascaram os riscos

Um dos grandes segredos do uso da IA generativa está na sua capacidade analítica de interpretar informações, dados e contextos em tempo real. Dependendo da atividade em que ela está sendo empregada, esse recurso pode gerar relatórios e percepções sobre suas vendas, negócios, contratos e até sobre a satisfação e retorno de seus clientes (4). Isso também proporciona um apoio no processo de descoberta de eventuais problemas, desmascara riscos e permite uma rápida e segura mudança na rota dos negócios, caso seja necessária.

 

4. Estamos vivendo a modernização da profissão e o mercado imobiliário do futuro

As aplicabilidades da IA são infinitas e estão mudando a forma de trabalhar em diferentes indústrias. No imobiliário, vemos que seus usos são promissores e dependem de nossa capacidade de adaptação. Sua chegada molda o que vejo como os próximos passos e desafios das profissões de corretores e incorporadores. Essa modernização traz também novas possibilidades para o futuro do trabalho no setor – pensando nas próximas gerações, vejo um mercado mais digital e atrativo, intensamente conectado à tecnologia, com jornadas de trabalho mais flexíveis.

 

5. Nessa nova era, a força de trabalho humana se faz ainda mais necessária

Como em muitas profissões, as relações humanas e a proximidade são essenciais no dia a dia do profissional do mercado imobiliário. A nossa rotina depende muito do contato físico e mais próximo dos compradores, uma vez que no fim do dia estamos lidando com sonhos e paixões das pessoas, como a casa própria ou a abertura de um negócio. Por mais que já seja possível usarmos tours virtuais, IAs em chats e tecnologias que tornem a experiência de compra e venda mais rápida e digital, nada disso substitui a necessidade de conhecer um imóvel presencialmente, por exemplo. Tampouco elimina ou compensa a relação de proximidade construída com os compradores.

 

A principal lição que fica é que a inteligência artificial veio para ser um meio, não um “fim”, afinal, é uma tecnologia que chegou para alavancar a nossa produtividade. O seu avanço no setor imobiliário nos impôs um novo ciclo de renovação, que demandará resiliência e flexibilidade, mas que já está transformando o nosso presente para um futuro mais eficiente e conectado.

 

*Fábio Garcez é CEO do CV CRM, plataforma de CRM especialista no mercado imobiliário

 

 

Fontes:

The economic potential of generative AI: The next productivity frontier

Here’s why robots are actually going to increase human employment

Inteligência Artificial no Mercado Imobiliário

Generative AI can change real estate, but the industry must change to reap the benefits

How generative AI is transforming the future of commercial real estate

 

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