O curso de TTI (Técnicas de Transações Imobiliárias) não é suficiente para que você se torne um corretor de imóveis de sucesso, preparado para competir em um mercado tão exigente. Além da formação, um bom profissional precisa saber gerenciar suas vendas e, igualmente importante, sua saúde financeira, independentemente de atuar como autônomo ou pessoa jurídica.
Para ter um bom desempenho, aparência e tranquilidade nas negociações, você precisa gerenciar suas finanças com eficácia, pois a falta de dinheiro pode ter um impacto significativo em qualquer negociação.
Abaixo, apresento três erros comuns cometidos por profissionais que podem fazer toda a diferença no sucesso de sua carreira:
1) NÃO DOCUMENTAR SEUS RESULTADOS E FINANÇAS DE FORMA ORGANIZADA:
Ao conduzir seu negócio de maneira desorganizada, você corre o risco de gerar informações imprecisas e de gastar mais do que ganha. É essencial manter um registro rigoroso de todas as suas entradas e saídas, além de compreender a diferença entre custos e despesas. Isso permite que você avalie a rentabilidade de cada cliente em seus negócios. Fazer um levantamento completo de seus custos é fundamental para tomar decisões informadas sobre o que é essencial para o funcionamento do seu negócio e o que pode ser cortado do orçamento.
2) NÃO EMITIR DOCUMENTAÇÃO FISCAL OU RPA (RECIBO DE PAGAMENTO AUTÔNOMO) PARA INTERMEDIAÇÕES:
Para garantir a confiança e a segurança do cliente, é crucial emitir documentos fiscais ou recibos de pagamento autônomo para cada comissão recebida na intermediação de compra/venda de imóveis, aluguel de imóveis e outras atividades dentro do mercado imobiliário. Além disso, ter uma comprovação de renda é fundamental para acessar recursos de terceiros, como financiamentos e empréstimos.
3) NÃO SEPARAR SUAS FINANÇAS PESSOAIS DO SEU NEGÓCIO:
Este é um erro grave, independentemente de você atuar como autônomo ou possuir uma pessoa jurídica. Você deve separar suas despesas pessoais das despesas do seu negócio.
É essencial incorporar essa separação à sua cultura organizacional. A profissão de corretor de imóveis não oferece uma renda fixa, portanto, você deve estar preparado para os meses em que as vendas podem ser escassas. Isso requer um planejamento financeiro sólido, uma revisão de seu padrão de vida e gastos pessoais, cortes de despesas, se necessário, e a compreensão da importância de manter suas finanças pessoais separadas de seu negócio. Essa separação é essencial para o crescimento em ambos os aspectos.
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Sócia da Molléri Contabilidade e Pericia LTDA – CRC/S 011647/O, localizada em Itajaí-SC, atende diversos setores de todo o Brasil, seu foco principal é ajudar o corretor de imóveis autônomo a se tornar PJ, proporcionando economia tributária e possibilitando acesso aos benefícios existentes e disponíveis no mercado somente as empresas.
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