Os programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), têm sustentado o bom desempenho do mercado imobiliário brasileiro, especialmente entre as famílias de menor renda. Segundo o Secovi-SP, o MCMV respondeu por cerca de 60% das vendas de imóveis residenciais em São Paulo nos 12 meses até junho de 2025. Mas, na prática, ainda há um desafio que vai além da renda: a falta de informação financeira básica de quem busca realizar o sonho da casa própria. É o que mostra um levantamento realizado pela Habras com equipes de corretores em três de seus empreendimentos – em Atibaia, Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos (SP).

De acordo com a pesquisa, 60,37% dos profissionais afirmam que o maior obstáculo para a compra do imóvel é a renda incompatível com o valor idealizado pelo cliente. Outros 43,39% apontam a dificuldade de pagar a entrada como fator decisivo.

No entanto, um dado chama atenção: 73,6% dos corretores afirmam que é frequente o cliente não saber como funciona um financiamento imobiliário — o que leva à desistência da compra, insegurança nas decisões e frustração no processo. “Esse é um desafio que não se resolve apenas com crédito, mas com informação e preparo. É um problema social que pode ser mitigado com atendimento humanizado, transparência nas condições de pagamento e, principalmente, educação financeira”, explica Marcos Vinicius, sócio-fundador da Habras.
Para o executivo, o resultado do levantamento reforça a necessidade de aproximar os consumidores do conhecimento sobre o próprio poder de compra e as oportunidades de financiamento disponíveis. “A ampliação do MCMV, com a criação da Faixa 4, abriu novas possibilidades para famílias de diferentes perfis de renda. Mas é essencial que os compradores saibam avaliar suas condições reais e entendam o fluxo de pagamento, as taxas envolvidas e o que podem financiar com segurança. Nosso papel é transformar esse processo em uma jornada mais clara e acessível”, acrescenta Marcos Vinicius.
Soluções aplicáveis
No que compete à atuação da construtora, a Habras tem explorado diferentes estratégias para levar informações qualificadas aos clientes e assim auxiliar nos processos de pesquisa e aquisição de imóveis. Além de realizar treinamentos constantes com as equipes de vendas, com o objetivo de preparar os corretores para atendimentos transparentes e completos, a empresa disponibiliza um Correspondente Caixa full time nos stands para esclarecimento de dúvidas. “Isso tem um impacto positivo pois traz uma fonte direta da instituição financeira, o que para muitos clientes é um agregador de confiabilidade”, diz Marcos Vinicius.
A empresa realiza ainda eventos de assinatura de contrato com a Caixa e com a equipe Habras, para dar suporte total aos clientes na compra da unidade desejada. “E mesmo após a aquisição, o cliente tem todo nosso respaldo por meio do SAC, com atendentes treinados para sanar quaisquer dúvidas no decorrer de toda a jornada. Essa aproximação com o cliente é de extrema importância pois diminui ruídos na comunicação, traz clareza e transparência, e ainda nos garante uma base de informações relevantes sobre quais são as demandas, as necessidades e as principais dúvidas que eles têm ao longo do processo. Com isso, conseguimos viabilizar soluções e estratégias para tornar os atendimentos ainda mais eficientes”, pontua o executivo.
10 anos de expertise
A Habras completa, neste ano, uma década de trajetória. Desde a fundação em 2015, a empresa já lançou mais de 20 mil unidades habitacionais em projetos vinculados a programas como Minha Casa Minha Vida, CDHU e Pode Entrar, tornando-se uma parceira estratégica na entrega de moradia de qualidade e acessível em 14 cidades paulistas, entre elas Guarulhos, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Atibaia, capital paulista, entre outras. “Para nós, é muito importante conhecer as dificuldades dos nossos clientes, a fim de que possamos encontrar soluções que facilitam a experiência de compra”, pontua Marcos Vinicius.
A história da empresa está diretamente ligada ao desafio habitacional brasileiro. “Nascemos para atender o segmento popular e fomos acumulando conhecimento técnico, eficiência de custos e sensibilidade para entregar lares que unem qualidade e preço justo. Hoje, ao completar 10 anos, sentimos que amadurecemos como companhia e que temos condições de atender novas faixas de renda, mantendo o compromisso com a excelência”, conclui.
Sobre a Habras
A Habras Construtora e Incorporadora é especializada em projetos residenciais verticais e horizontais, com forte atuação no estado de São Paulo. Com um DNA voltado para o impacto transformador da habitação de qualidade, a empresa investe continuamente em equipamentos e ferramentas que garantem mais eficiência e rentabilidade em suas obras, sempre mantendo o compromisso com a excelência construtiva.