Por que investir em podcasts nas empresas?
Se a presença digital se tornou indispensável para o mundo corporativo, por outro lado, ela criou um desafio ainda maior em meio à diversidade de formatos disponíveis para se comunicar com o público-alvo. Para a geração Z, o rádio já é coisa do passado, mas o podcast, que tomou emprestado algumas das suas ferramentas de persuasão, vem se destacando.
E esse destaque tem motivo: o Brasil é o país que mais consome conteúdo por podcasts no mundo, com 42.9% de usuários de internet, com idade entre 16 e 64 anos, segundo o relatório DataReportal 2023. Um estudo da eMarketer revela que os usuários da América Latina passam mais de cinco horas por dia consumindo mídia pelo celular. Dados do Spotify mostram ainda um aumento, de janeiro a setembro de 2023, de 36% na produção desse tipo de conteúdo na plataforma.
Os podcasts surgiram como uma ferramenta poderosa para startups envolverem, educarem e entreterem seu público. Eles oferecem uma plataforma onde fundadores, especialistas de um setor específico e funcionários podem compartilhar suas experiências, e fazer com que o seu público se conecte com jornadas vividas e narradas em primeira pessoa, como uma conversa íntima e pessoal.
A Xtay, startup de hotelaria e hospedagem, lançou o seu próprio podcast, o “Check-in Digital”. O projeto conduzido por Gabriel Fumagalli, CEO da Xtay, aborda ao lado de profissionais do ramo de hotelaria e turismo temas sobre a inovação e necessidades de mudanças para o setor. O objetivo do podcast é provocar reflexões e insights durante a conversa para a evolução do setor. Com o intuito de explorar as deficiências do ramo e discutir como a tecnologia pode ser uma ferramenta para a evolução do mercado e rentabilidade de ativos imobiliários, Gabriel conduzirá conversas com convidados e especialistas renomados para debater sobre o futuro da hospitalidade.
“Nosso objetivo é criar discussões de alto nível para gerar insights relevantes para profissionais e entusiastas do setor hoteleiro”, revela Gabriel Fumagalli. Os episódios estão disponíveis gratuitamente no canal do YouTube da Xtay, @xtayoficial, bem como em todas as principais plataformas de streaming, incluindo Spotify e Deeze para os ouvintes interessados em saber mais sobre a revolução do setor de hospedagens.