Estudos recentes demonstram que indivíduos que estão bem com sua imagem, além de uma maior confiança, produzem mais. Essa por exemplo é a constatação estudo “Beleza e autoestima: os impactos da autoimagem nas relações pessoais e profissionais”, realizado em 2021. Conforme a pesquisa realizada por acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), 92% dos participantes disseram acreditar que uma boa autoestima sobre a sua imagem pode influenciar na produtividade ou na qualidade do trabalho.
Mas a rotina intensa dos dias de hoje, em especial para as mulheres, que ainda lidam com o desafio de uma jornada dupla, como mãe e profissional, impede muitas vezes com que consigam dedicar mais tempo para se cuidar. “Esse é um grande desafio para muitas mulheres, em especial, as que são mães, por conta de tantos processos de mudanças interiores que ocorrem e podem mudar as necessidades e objetivos pessoais por um tempo”, observou a consultora de estilo e imagem Fernanda Moraes, durante o workshop Encontro de Mães: Colorindo Histórias, realizado na central de decorados da Euro Incorporações, no Park Lozandes em Goiânia, na última semana.
A consultora foi convidada pela incorporadora para conduzir o evento, que foi organizado para celebrar o Dia das Mães. Durante o workshop, Fernanda Moraes explanou sobre a teoria das cores, os principais significados, como cada uma delas transmite uma mensagem e sobre como usá-las a seu favor, alinhando-as ao seu perfil pessoal.
Além do visual
“É importante compreendermos nossa auto imagem, que vai muito além do que as pessoas veem. É preciso fazer sentido para você e atender à sua própria expectativa sobre o que você quer transmitir, por meio das cores e elementos que usa”, explicou a consultora. Ela pondera que com conhecimento e técnicas adequadas é possível aprender a usar de forma melhor, mais ordenada e mais consciente aquilo que se tem, tendo como resultado mais confiança e melhoria da autoestima. Segundo Fernanda, a identidade visual de cada um é composta por três fatores que agem em conjunto: as características de sua essência, seus valores pessoais e estratégias e as escolhas empenhadas para a valorização pessoal.
“Quando falamos sobre esse assunto com as mães, sempre ressaltamos a importância de que elas pensem sempre se cada roupa que for usar, atende às suas necessidades diárias, se a deixa confiante e confortável na dinâmica entre maternidade e vida profissional, e também se aquela estética faz sentido para ela”, afirma a consultora, que completa dizendo que tomar tais decisões fica mais fáceis quando a pessoa conhece a sua essência e sabe usar uma cartela de cores que a valorize. Para exemplificar essa teoria apresentada, a consultora de imagem convidou todas as participantes a fazerem um teste de cor para identificar os tons ideais para cada uma, e assim receber orientações individualizadas sobre o uso da cartela de cores certas e dicas sobre composições de looks e maquiagem.
Dicas valiosas
Para Márcia Leana, assistente contábil da Euro Incorporações, as orientações que recebeu no workshop serão de grande ajuda na sua rotina diária de beleza: “Os esclarecimentos que recebemos hoje aqui sobre as cores vão me ajudar bastante no meu dia-a-dia. Eu já tinha uma certa ideia, mas agora me sinto mais confiante e com certeza terei mais facilidade para criar looks que irão me valorizar ainda mais”, disse.
A designer de interiores, Maria Auxiliadora de Souza, conta que amou participar do workshop, pois pôde sanar muitas dúvidas. “Esse trabalho de hoje vai me auxiliar muito a escolher roupas e acessórios que, tenho certeza, vão valorizar ainda mais a minha imagem. É uma coisa que eu tinha vontade de fazer há muito tempo e nunca tinha feito e agora foi muito proveitoso”, declarou.
“As mães, em determinado momento, acabam se esquecendo delas mesmo. Então, a ideia com essa consultoria que proporcionamos à nossas colaboradoras, foi para que elas aprendessem a se olhar de maneira positiva, tanto em sua vida profissional, quanto pessoal, contribuindo não só para a melhoria da autoimagem, mas também como uma forma resgate da vitalidade”, afirmou Vivian Carla Silva do Nascimento, gestora de RH da empresa, durante o evento.