O avanço tecnológico tem ampliado o alcance de soluções voltadas à oferta e comercialização de imóveis. Hoje, diferentes plataformas são utilizadas para pesquisa antes de dar início às visitações e negociação. Segundo um estudo da Loft em parceria com a Offerwise, 32,9% dos entrevistados preferem pesquisar o bairro e o imóvel sem sair de casa, enquanto 36,9% mesclam a busca online com a presencial.
Encontrar o imóvel ideal ainda é uma tarefa complexa para muitos consumidores e vai muito além de uma boa oferta. O processo engloba uma série de fatores como localização, acessibilidade, metragem, número de cômodos e, até mesmo, a disposição dos ambientes, tornando o cenário altamente desafiador para imobiliárias e incorporadoras serem assertivas na comunicação com o seu público-alvo. Nesse cenário, a personalização de mídias se tornou uma alternativa estratégica para acompanhar a jornada de compra do consumidor.
Para isso, plataformas de mídia programática possibilitam acessar dados estratégicos, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com o intuito de criar audiências personalizadas. “Todo o processo é baseado em padrões coletivos, sem que seja necessária a identificação de indivíduos. As imobiliárias e incorporadoras têm investido cada vez mais na combinação dessas informações, que vão desde a geolocalização até o comportamento de busca e navegação a fim de entregar anúncios personalizados para esses possíveis compradores”, explica Paula Freire, Head of Sales da Siprocal, empresa de tecnologia especializada em dados e publicidade digital para impactar audiências com eficiência em diferentes dispositivos.
“Essa abordagem vai além do tradicional e exige que o setor priorize uma exposição mais assertiva e não genérica. O objetivo principal é impactar quem realmente está interessado em adquirir um novo imóvel, seja filtrando por regiões específicas ou a busca por termos relacionados à compra ou aluguel de imóveis online. Esse movimento permite que a veiculação das campanhas seja não só relevante, mas também eficaz para a imobiliária e para o usuário. Afinal, quando o consumidor encontra opções que estejam alinhadas ao seu perfil, têm mais chances de seguir com o processo”, complementa Paula.
Apesar da eficiência dos canais digitais, o mercado imobiliário ainda é um espaço de alto valor emocional e financeiro. A publicidade digital não substitui o contato, mas pavimenta o caminho para que isso venha acontecer futuramente e, aqueles que investem em ações estratégicas de interação digital, com conteúdos relevantes e assertivos, aumentam ainda mais a sua chance de conversão. Pensando nisso, Freire explicou como a utilização de dados de uma maneira estratégica pode ajudar o setor a acelerar as vendas e aluguéis de imóveis por meio da publicidade digital:
Publicidade segmentada com dados proprietários: Esta tecnologia permite que empresas do setor entreguem conteúdos relevantes que gerem uma maior identificação com o público-alvo, considerando alguns fatores como o tipo de imóvel procurado e a região de interesse. “Por exemplo, usuários que demonstraram interesse por imóveis na região de Pinheiros, com base em padrões de navegação ou geolocalização, podem ser impactados por campanhas relacionadas a empreendimentos compatíveis com esse perfil.”, exemplifica Freire.
Geolocalização: Por meio dela, incorporadoras e imobiliárias podem ativar anúncios digitais segmentados, impactando pessoas que transitaram por regiões próximas a lançamentos, frequentam bairros específicos ou que demonstram de alguma forma afinidade com uma determinada área. “A geolocalização permite ampliar a efetividade da campanha, seguindo dados reais, como o endereço de IP, identificando a localização aproximada do usuário, e exibindo empreendimentos que possam fazer sentido para ele naquele momento”, finaliza.
Sobre a Siprocal
A Siprocal é uma plataforma para publicidade que combina dados proprietários e tecnologia para ativar campanhas digitais personalizadas em múltiplas telas. Com soluções baseadas em comportamento, geolocalização e perfis de audiência, a empresa entrega eficiência em dispositivos móveis, TVs conectadas e games. Presente em toda a América, a Siprocal ajuda marcas a se conectarem com os consumidores onde eles realmente estão.