Ao aplicar as soluções de inteligência artificial generativa da AWS, a nuvem mais abrangente e adotada do mundo, a Lastro, startup que utiliza IA para ajudar imobiliárias e incorporadoras a crescerem de forma mais eficiente, garantiu um aumento de 60% nas taxas de conversão dos usuários da Lais, sua inteligência artificial de atendimento. Além disso, mais do que dobrou sua carteira de clientes, passando de 150 para mais de 400. No WhatsApp, já promoveu mais de 1 milhão de conversas únicas.
Os resultados obtidos pela empresa de tecnologia coincidem com as tendências do mercado: uma pesquisa da MarketResearch.biz avaliou que o mercado de IA generativa para o setor da construção e imobiliário deve crescer de 356,1 milhões de dólares em 2023 para 1,027 bilhão de dólares até 2033.
Em utilização desde o início de 2024, a IA generativa da AWS possibilitou o atendimento de leads em escala para os clientes da Lastro, aperfeiçoando a atuação da Lais. “Ampliação da carteira de clientes e economia de tempo foram outros benefícios observados pela nossa operação, além de agilidade em serviços, redução de custos e da maior satisfação, tanto dos clientes da Lastro quanto dos clientes deles”, diz Allan Paladino, CEO da Lastro.
Os serviços de IA da AWS oferecem diversas vantagens neste cenário, incluindo o acesso aos modelos da Anthropic e de outros fornecedores na plataforma Amazon Bedrock, alta disponibilidade, migração ágil e com efetividade de custos, além de serviços de guardrails (segurança) integrados. Karina Lima, Head de Startups na AWS, resume a proposta de valor: “Como provedores de IA, nosso objetivo é fornecer escalabilidade, agilidade, redução de custos, segurança e infraestrutura robusta, permitindo que nossos clientes foquem na geração de valor para seus consumidores finais.”
A Lastro foi uma das dez startups brasileiras selecionadas pela AWS para participar, em 2024, do Global Generative AI Accelerator, programa híbrido focado em aceleração de soluções de IA generativa. Dentre seus principais clientes, estão imobiliárias como Ivan, Nova Freitas, Prolar Netimóveis e Bamberg. “A respeito dos próximos passos da parceria, esperamos crescer nossa base de clientes em dez vezes este ano e, para suportar tal aumento, vamos contar com serviços de infraestrutura da AWS”, detalha Paladino.
Já sobre o uso de AI generativa, a meta da Lastro para 2025 é lançar novas funcionalidades baseadas na tecnologia para ajudar imobiliárias e incorporadoras a crescerem mais rápido, otimizar o consumo de tokens em parceria com os times da AWS e utilizar bases de dados extensa para realizar melhorias nos modelos utilizados pelos agentes de IA que compõem a Lais.
Sobre a Lastro
A Lastro é uma empresa de tecnologia focada no mercado imobiliário. A startup já captou US$ 5,3 milhões de investidores renomados, como Canary, QED Investors e 1Sharpe Ventures. Seu produto, a Lais, é uma solução de atendimento com IA para o mercado imobiliário. A ferramenta usa IA generativa conversacional para resolver uma grande dor das imobiliárias e incorporadoras: o alto volume de atendimentos fora do horário comercial e a consequente perda de leads pela falta de contato. A Lais ainda apresenta um dashboard com as principais tendências e preferências dos leads atendidos, oferecendo visibilidade de dados relevantes para tomadas de decisão mais estratégicas.