Mercado Imobiliário: Morada.ai lança MIA Voice, IA que responde por voz no WhatsApp sobre compra e venda de imóveis

Funcionalidade pioneira traz acessibilidade e humaniza o atendimento de incorporadoras em todo o país

 

Entre 2020 e 2025, os brasileiros de 18 a 30 anos se tornaram protagonistas no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, firmando mais de 1,2 milhão de contratos, o que representa 51% do total de financiamentos habitacionais realizados com recursos do FGTS no período, segundo o Ministério das Cidades. No entanto, um obstáculo para um avanço ainda maior é a dificuldade de leitura e compreensão das informações disponíveis: 23% da população de 15 a 64 anos apresenta limitações na comunicação digital, seja no uso de dispositivos, seja na interação com conteúdos online, de acordo com dados de 2024 do Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional).

Isso se reflete diretamente na jornada de compra de um imóvel ou no entendimento sobre o funcionamento do programa, impactando cerca de 40 milhões de jovens e adultos, aproximadamente 29% dos brasileiros, considerados analfabetos funcionais, que têm dificuldade em interpretar textos mais complexos, segundo o mesmo levantamento.

A ideia do MIA Voice nasceu de uma necessidade observada no segmento do MCMV: milhares de usuários enviavam áudios afirmando não saber ler ou ter dificuldades para entender mensagens escritas. Desenvolvida pela Morada.ai, startup de Inteligência Artificial (IA) para o mercado imobiliário na América Latina, é o primeiro módulo de atendimento por voz para incorporadoras, integrado ao WhatsApp, com respostas naturais, claras e fluídas, promovendo inclusão digital e acessibilidade para milhares de pessoas.

O MIA Voice atende justamente a esse público, permitindo que o consumidor receba informações sobre subsídios, financiamentos e etapas burocráticas de forma verbal, clara e empática.

A voz é a ferramenta mais humana de comunicação, e levar essa funcionalidade para o mercado imobiliário significa dar mais autonomia e acessibilidade para milhares de brasileiros. Muitos corretores conhecem essa realidade e, no dia a dia, já recorrem ao envio de áudios para explicar detalhes de imóveis e processos de compra a clientes que têm dificuldade com a leitura de textos“, afirma Ramon Azevedo, CEO e cofundador da Morada.ai.

 

Como funciona o MIA Voice

A ferramenta permite que toda a interação com a IA aconteça por áudio: o cliente envia um áudio no WhatsApp, e a MIA responde também por voz, em segundos, orientando passo a passo, sem depender de leitura de informações complexas. O sistema coleta dados como nome, perfil e interesse do lead, integra-se também a plataformas de CRMs e possibilita desde o agendamento de visitas até a entrega de informações técnicas e simulações de investimento, de forma simplificada. O atendimento oferece áudio “limpo”, cancelamento de ruído, mesmo em ambientes barulhentos. A MIA já qualificou mais de 80% dos leads atendidos, contribuindo para um crescimento de 630% em receita em 2024.

Para o MCMV, o recurso garante acessibilidade e entendimento; para empreendimentos de médio e alto padrão, representa conveniência e eficiência: em deslocamentos, no trânsito ou entre compromissos, o cliente pode receber atualizações sobre imóveis sem interromper a rotina. Além disso, o tom de voz transmite confiança e exclusividade, reforçando o relacionamento de alto nível e permitindo áudios personalizados para teasers e convites de visitas VIP, gerando engajamento imediato.

O MIA Voice também pode ser usado para investidores do setor imobiliário, oferecendo suporte para argumentos complexos, como análises de ROI e projeções de valorização e cenários de mercado. As trilhas de voz podem ser segmentadas com linguagem técnica adequada, e o cliente pode pausar ou reproduzir trechos para assimilar informações detalhadas sem sobrecarga.

“Estamos mostrando que a tecnologia pode ser inclusiva e estratégica ao mesmo tempo. O MIA Voice não apenas aproxima as pessoas do sonho da casa própria, mas também oferece aos investidores e clientes de médio e alto padrão uma experiência de atendimento que combina agilidade e personalização. Esse é o futuro que estamos construindo no mercado imobiliário“, afirma Luis Veloso, CRO e cofundador da Morada.ai.

 

Sobre a Morada.ai – Fundada em 2021, é uma proptech pioneira no mercado imobiliário LATAM. Atende quase 200 incorporadoras em 17 estados do Brasil, incluindo as maiores do país, Direcional, Cyrela, Patrimar/Novolar e Emccamp, gerando milhões em Valor Geral de Vendas (VGV) mensal por meio de Inteligência Artificial (IA) generativa. Sua assistente virtual, Mia, já atendeu mais de 1,5 milhão de pessoas e trocou mais de 20 milhões de mensagens. A Morada.ai é um spin-off da Kunumi, startup vendida ao Bradesco, e seus fundadores já realizaram projetos de IA para corporações como Coca-Cola, McDonald’s, Itaú e C&A. Em 2024, recebeu um aporte de R$ 6 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress