O envelhecimento da população brasileira está mudando a forma como incorporadoras e imobiliárias repensam suas ofertas. Já são mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos, o equivalente a 15,8% da população, segundo o IBGE. Esse público, cada vez mais ativo e exigente, tem impulsionado mudanças significativas nas preferências por imóveis e nas estratégias de atendimento das imobiliárias.
Na RE/MAX Brasil, rede que reúne mais de 600 unidades, 11.300 profissionais em todos os estados e no Distrito Federal, os corretores e franqueados apontam que os clientes 60+ buscam hoje imóveis menores, lineares, próximos ao comércio e a serviços de saúde, além de condomínios que ofereçam segurança, áreas de convivência e contato com a natureza.
“O elevador é imprescindível, assim como áreas de caminhada, espaço pet e portaria 24 horas. O público acima de 60 anos valoriza a praticidade, mas sem abrir mão da qualidade de vida”, afirma Alexandre Naves Cotta, broker da RE/MAX Ace (MG).
Segundo Tuany Polo, franqueada da RE/MAX Lounge (Ribeirão Preto/SP), a mudança de comportamento é clara. “Se antes o sobrado era símbolo de status, hoje a geração 60+ busca praticidade e funcionalidade. O maior desafio é conciliar diferentes gerações no processo de compra, filhos e netos muitas vezes influenciam nas decisões e nem sempre têm os mesmos critérios”.
A demanda crescente desse perfil de clientes coincide com um momento positivo do setor. De acordo com o levantamento elaborado pela Comissão da Indústria Imobiliária (CII/CBIC) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, no segundo trimestre de 2025, foram comercializados 102.896 imóveis, movimentando cerca de R$ 68 bilhões. Esse cenário abre espaço para produtos voltados ao público sênior, como apartamentos acessíveis, condomínios com infraestrutura de lazer e serviços de conveniência.
Para William Silva Pimenta, franqueado da RE/MAX Ponto (Jaguariúna/SP), a busca por imóveis em regiões com centros médicos e opções de lazer ao ar livre vem ganhando destaque. Já Cristiano Silvio Fernandes de Camargo, da RE/MAX Ventura (Araraquara/SP), observa que “a influência dos filhos e netos é decisiva”. Enquanto os avós preferem bairros tradicionais, os filhos buscam infraestrutura em condomínios e os netos optam por imóveis compactos com lazer integrado”.
Além da adaptação no portfólio de imóveis, a RE/MAX Brasil tem investido na formação e no suporte aos seus corretores, estimulando práticas como escuta ativa, empatia, gestão de conflitos e uso de ferramentas visuais para facilitar o entendimento do cliente.
Os resultados refletem essa estratégia: a cada 25 minutos um imóvel é vendido pela rede no País. Nos últimos 12 meses, 43 mil famílias foram atendidas, com um avanço no número de profissionais que, atualmente, está na média de 11,5 corretores por unidade.
Sobre a RE/MAX Brasil
Líder global em franchising imobiliário, a RE/MAX, LLC é uma subsidiária da RE/MAX Holdings (NYSE: RMAX), com 144 mil corretores empreendedores em mais de 110 países e territórios. Em termos de transações residenciais, ninguém no mundo e no Brasil vende mais imóveis do que a RE/MAX®. Fundada em 1973 por Dave e Gail Liniger, a RE/MAX conta com uma cultura inovadora e empreendedora que proporciona aos seus agentes e franqueados flexibilidade para operar seus negócios com grande independência. Seus agentes já viveram, trabalharam e serviram em suas comunidades locais por décadas, arrecadando milhões de dólares todos os anos para a Children’s Miracle Network Hospitals® e outras instituições de caridade. Para saber mais sobre a RE/MAX, para pesquisar imóveis ou encontrar um agente próximo, visite aqui . Já para obter as últimas notícias sobre RE/MAX, visite aqui
A RE/MAX atua no Brasil desde 2009, estando presente em todos os estados do Brasil, com mais de 600 unidades, 16 master franquias regionais e cerca de 10 mil pessoas em força de vendas. Oferece capacitação presencial e a distância por meio da Universidade RE/MAX e atua com a bandeira de alto luxo através da The RE/MAX Collection. Já recebeu 11 Selos de Excelência ABF e está no ranking das 50 maiores franquias dessa associação. É também a única franchise imobiliária do País a conquistar cinco estrelas no Guia de Franquias 2017/2018, 2018/2019, 2020/2021, 2022/2023, 2023/2024 e 2024/2025 da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, além de ter sido considerada a franquia do ano de 2021/2022. Foi reconhecida como membro do Top 25 do Franchising Brasileiro pelo Grupo Bittencourt e como uma das melhores franquias do mundo pelo Top 500 da revista Entrepreneur, mais abrangente ranking do setor.
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