O Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País, apresenta nesta semana o Dia do Lar. A data escolhida para a celebração foi o dia 18 de julho, criada com o objetivo de promover a relação com o lugar que é habitado, além de entender o histórico emocional com aquele espaço e seus objetos e ser fonte de ideias e inspiração para fortalecer o papel do lar.
Antes da consolidação do home office como única alternativa possível à pandemia da COVID-19, a casa muitas vezes era apenas um local de passagem, as pessoas viviam mais tempo fora do que dentro de casa e apenas os fins de semana eram momentos para desfrutar plenamente.
Os usos da casa foram notoriamente ampliados, essa redefinição fez com que a decoração e a reforma fossem itens de pauta. Estar em um espaço 24 horas por dia levou à necessidade de o repensar não apenas o nível visual, mas também o conforto do dia a dia.
Por isso, e após mais de dois anos de pandemia, foi realizado um estudo regional com 3.200 usuários da Argentina, México, Brasil, Peru, Equador e Panamá sobre como as pessoas se relacionam com seus lares.
Como resultado, foi revelado que 87% dos pesquisados estão interessados em se mudar para um novo imóvel. Por outro lado, os 13% restantes consideram válida a opção de renovar a sua casa. As novas necessidades desencadearam renovações para dividir, unir e ampliar espaços e, neste momento, o impacto da transformação do trabalho foi um dos principais fatores.
No Brasil, 52% dos proprietários, principalmente aqueles que querem se mudar, buscam prioridade para que esta nova propriedade tenha um jardim, uma exigência que vem crescendo desde o início da pandemia e continua sendo uma tendência essencial na nova era do trabalho híbrido. 38% são inquilinos que não têm casa própria e querem ou precisam se mudar. Nesses casos, 29% dos pesquisados consideram o preço do aluguel a maior dificuldade.
Da mesma forma, outras dificuldades que impedem as pessoas de adquirirem a casa que sonham é a situação econômica em geral (30%), falta de oferta dos imóveis em locação na zona de procura (42%), a falta de previsibilidade com os aumentos (5%) e a dificuldade em obter garantias proprietárias (10%)
A pandemia fez as pessoas passarem mais tempo em casa e repensarem como, com quem e onde querem morar. Por isso, 36% dos usuários brasileiros procuram imóveis usados na hora de escolher uma nova casa, o que tem a ver com o preço desse tipo de imóvel e com a possibilidade de encontrar oportunidades atraentes com as reformas.
Quanto às características exigidas em uma casa, percebe-se que os brasileiros priorizam espaços verdes, ambientes mais amplos e segurança, tendência marcada pela mudança de paradigma que esse novo estilo de vida implicou. 21% dos pesquisados procuram um imóvel que tenha quintal ou sacada, outros procuram uma varanda (16%) ou um jardim (5%).
Outros requisitos são: que tenha mais ambientes (7%) e mais metros quadrados (9%). Busca-se também que o local seja perto da cidade (13%) ou em condomínio para 18% dos participantes, ideia que foi fortalecida pelas possibilidades de realização de atividades longe dos ambientes de trabalho, de ensino e que também permite desenvolver outro estilo de vida e ter diferentes espaços comuns.
Um ambiente pequeno que pode ser grande e compartilhado, uma parede que pode ser derrubada e gerar outra dinâmica de circulação, pintar e redecorar um espaço abandonado. Seja qual for a mudança, as renovações produzem valor e uma nova sensação de conforto. De acordo com as respostas, 11% dos usuários brasileiros procuram reformar os quartos, 15% a cozinha, 11% os banheiros, 11% a sala e 51% outros cômodos.
Essas mudanças são principalmente para renovar os ambientes, embora outras precisem alterar a funcionalidade dos espaços, ampliá-los e aumentar o valor do imóvel para possivelmente pensar em uma futura venda ou poder realizar confortavelmente as tarefas do dia a dia.
Sem dúvida, a decoração tem um papel fundamental na hora de transformar um imóvel em um lar. A decoração é uma forma de se expressar, mostrar gostos pessoais e gerar propriedade no imóvel. 71% dos usuários brasileiros concordam e consideram que a personalidade os deixam à vontade.
Para buscar inspiração na hora de decorar, a maioria das pessoas usa as redes sociais, como contas do Instagram e Pinterest 45%, outras ideias podem vir de blogs de decoração 22%, revistas especializadas 21% e televisão 13%.
A importância que o lar assumiu na vida dos brasileiros, o valor que lhe é dado e a multiplicidade de papéis que adquiriu, torna imprescindível ter um dia para celebrá-lo.
Com 22 anos de existência, o Imovelweb é um dos maiores portais do mercado imobiliário do Brasil. Referência em Real Estate, com cerca de 170 colaboradores no Brasil, é uma multinacional sólida, de capilaridade nacional e com a maior capacidade de investimento do mercado em plataforma digital. O Imovelweb se destaca em seu mercado por representar o consumidor em todas as suas necessidades e momentos de vida, oferecendo as melhores oportunidades de negócios do setor imobiliário no Brasil. Mais informações em www.imovelweb.com.br.