Dados da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, divulgados pelo IBGE em 2025, revelam uma mudança silenciosa, mas profunda nas dinâmicas urbanas e de consumo no Brasil: a população com 60 anos ou mais têm buscado e influenciado bairros com melhor infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida.
De acordo com o levantamento, 93,3% das pessoas com 70 anos ou mais vivem em vias largas, com maior fluidez de circulação, e 36,7% estão em áreas com pelo menos cinco árvores, o maior índice entre todas as faixas etárias. Essa concentração em regiões com atributos urbanos valorizados indica que o público 60+ está moldando padrões de moradia e impulsionando o valor de bairros bem estruturados.
“O consumidor maduro não está apenas acompanhando tendências, ele está criando novas exigências. Morar bem, com conforto, segurança e acesso facilitado a serviços, não é luxo para esse público, é prioridade”, afirma Martin Henkel, especialista em marketing 60+ e CEO da SeniorLab.
A economia prateada, ou seja, atividades econômicas voltadas para a população idosa, em especial acima dos 60 anos, já movimenta uma renda trilionária anualmente no Brasil e representa um público exigente, com maior poder aquisitivo, tempo livre e atenção à qualidade de vida. Esse perfil impacta diretamente o setor imobiliário, exigindo novos parâmetros para projetos residenciais e comerciais, desde a planta até a localização.
Martin alerta que o setor precisa entender que a economia prateada já é uma realidade concreta, e ignorar esse consumidor é perder relevância e oportunidades. “As decisões de moradia hoje incluem questões como calçadas com rampas, arborização, mobilidade urbana e proximidade de hospitais, supermercados, lazer e centros de saúde. Isso impacta diretamente o planejamento urbano e o lançamento de novos empreendimentos”, complementa.
Tendências que vêm com a longevidade urbana:
“A população madura não quer morar em lugares ‘preparados para idosos’, mas sim em bairros que ofereçam autonomia, estímulo à vida ativa e conforto para todas as idades”, reforça Henkel. “Cada rampa construída, cada calçada bem planejada e cada metro quadrado arborizado é, na prática, um investimento na valorização imobiliária do futuro.”
Martin Henkel:
Especialista em marketing e consumo para o público 60+, pioneiro no mercado da longevidade no Brasil. Fundador da SeniorLab Mercado e Consumo 60+ e professor convidado na Fundação Getúlio Vargas, ele criou o conceito Aging in Market, ajudando empresas a entenderem melhor o mercado prateado. Autor de A Trilha da Longevidade Brasileira e SHOPPER60+, ele também cocriou o Terra da Longevidade Produtos. Henkel atua como consultor de grandes empresas e é cofundador de eventos focados em negócios e inovações na economia prateada, como o Senior Living Meeting.