Por que janeiro é o período mais vantajoso para anunciar imóveis?

Diferença entre alta demanda e baixa oferta de anúncios torna período oportuno para quem deseja vender

 

A expressão “o ano só começa depois do Carnaval” não se aplica ao mercado imobiliário – ou pelo menos, não deveria. O início de um ano novo representa, para muitos brasileiros, um período de comprometimento com a realização de desejos para uma vida mais próspera, e mudar de casa pode fazer parte dessa lista. Prova disso é que a busca por apartamentos nos portais de anúncios imobiliários apresenta alta nos primeiros meses do ano, de acordo levantamento realizado pelo DataZAP, fonte de inteligência imobiliária do Grupo OLX.

Os dados mostram que, as visualizações e cliques em anúncios no início do ano atingem seus maiores patamares. No entanto, há menos divulgações de apartamentos para venda ou locação. “O fato de a oferta de anúncios ser reduzida e a demanda ser alta, em especial no mês de janeiro, configura uma oportunidade interessante para o mercado. Nossa recomendação é que imobiliárias e corretores aproveitem essa oportunidade para aumentar a visibilidade dos imóveis de seus clientes”, afirma Gabriela Domingos, Especialista em Inteligência de Mercado do Grupo OLX.

Distribuição de anúncios por mês nos portais imobiliários: Venda

Distribuição de visualizações por mês nos portais imobiliários: Venda

Para imóveis à venda, essa tendência atinge o pico no primeiro mês do ano, mas se estende até o final de março. Por isso, o primeiro trimestre é o mais propício para divulgar imóveis, uma vez que se beneficia da menor concorrência em relação ao volume de ofertas, fazendo com que o período seja ideal para anunciar. “Como a jornada de compra de um imóvel é mais longo, quanto antes o anunciante e o comprador começarem o relacionamento, maiores as chances de concretizar o negócio no mesmo ano”, destaca Gabriela.

Distribuição de anúncios por mês nos portais imobiliários: Locação

No caso do mercado de locação, o primeiro semestre como um todo se destaca como o período mais estratégico para a oferta de imóveis, especialmente os meses de janeiro e fevereiro. “É no primeiro bimestre que observamos os maiores números de visualizações e cliques, refletindo um comportamento de demanda concentrada no início do ano”, diz Gabriela.

Distribuição de visualizações por mês nos portais imobiliários: Locação

Para o levantamento, o DataZAP analisou o comportamento de anunciantes e usuários dos portais ZAP e VivaReal, entre 2021 e 2024, considerando anúncios disponíveis, visualizações e usuários que manifestaram interesse em comprar e alugar apartamentos.

 

Sobre o Grupo OLX

O Grupo OLX é um marketplace de classificados, líder na compra e venda de produtos usados, com um ecossistema diversificado em bens de consumo, autos e imóveis, por meio dos portais OLX, Zap e Viva Real.

Com tecnologia de ponta, o Grupo OLX democratiza o acesso a todas as pessoas para que realizem negócios e ressignifiquem sua relação com produtos usados, gerando impacto positivo no consumo consciente e na performance dos clientes e parceiros.

Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em marketplaces e classificados online: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), baseada em Barcelona e Oslo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress