A startup, fundada em Lages – SC, tem como o principal objetivo reduzir os riscos da criminalidade no setor imobiliário, auxiliando não só os profissionais e empresas da área, mas também o próprio cliente final a tomar as melhores decisões.
A criminalidade é um dos fatores que mais afetam o mercado imobiliário e bairros com índices mais altos de criminalidade tendem a ter grande desvalorização nos seus imóveis, além disso, segundo uma pesquisa da associação brasileira de incorporadoras imobiliárias, a ABRAINC, esse é o terceiro fator mais importante na tomada de decisão do consumidor final.
Utilizando da ciência de dados, a proposta é bem simples, o usuário pesquisa um endereço na plataforma e vai ter acesso a um relatório completo sobre a criminalidade do local, como os tipos mais comuns de ocorrência, taxa criminal, classificação daquela rua em comparação a outras e até um mapa de calor de onde acontece mais crimes.
“Com essas informações, o corretor passa a captar os imóveis mais qualificados para vender ou alugar, o incorporador pode escolher o melhor terreno para construir e o consumidor final vai tomar a decisão de morar em um lugar mais seguro” – diz um dos fundadores da Startup, Gabriel Zonatto.
A ideia começou em Setembro de 2021, se incubando no parque tecnológico Orion, de Lages. Desde então, a startup se classificou para o maior programa de aceleração da América Latina ficando em 7º lugar dentre mais de 550 startups e é uma das ideias aprovadas na primeira fase do programa Centelha da FAPESC.
“Estamos no momento de testar e validar a nossa solução, então buscamos parcerias no estado de Santa Catarina para atender da melhor forma possível o mercado, e até o final do ano buscamos expandir a nossa operação para outros estados, como São Paulo” conta Gabriel.
A plataforma já está disponível, e quem quiser utilizar a ferramenta basta entrar em contato através do site vyable.com.br ou pelo instagram @vyablebr.