Vaga de garagem: chega de dúvidas

Um dos temas que mais garante quórum em assembleias, o local onde os moradores estacionam seus carros ainda é motivo de muitas dúvidas e desentendimentos

 

“O uso da vaga de garagem suscita muitas incertezas entre os moradores e é fonte de desentendimentos no condomínio. Assim, é importante que o síndico esteja atento, não só sobre o que diz a lei, mas para que possa evitar conflitos entre moradores”, afirma Rosely Schwartz, autora do livro ‘Revolucionando o Condomínio’ (Ed. Benvirá) e membro do GEAC (Grupo de Excelência e Administração de Condomínios) do CRA-SPA.

São três os tipos de vaga: rotativa, com especificação de área e aquela que possui fração ideal. Cada uma tem uma forma própria de constituição e de uso (inclusive no que se refere à locação e venda).

Para garantir um dia a dia harmônico inclusive nesses espaços, é preciso observar alguns cuidados, como a destinação exclusiva dessa área para estacionamento (sem misturar com outras finalidades, como a guarda de móveis e materiais de construção), dar segurança para a circulação de pessoas e jamais permitir que crianças circulem pelo local sem a presença de adultos, e sinalizar a velocidade permitida.

A divulgação das regras de uso também é uma forma de minimizar conflitos. Comunicar sobre a necessidade de manobristas, datas de sorteios de vaga e período de vigência, vagas para motos e bicicletas, uso do espaço por visitantes e inquilinos temporários, lavagem do automóvel e regras para a realização de mudanças do/para o imóvel são apenas alguns dos temas que precisam ser explicados com frequência aos moradores.

Há muitos empreendimentos ‘nativos ESG’, mas a imensa maioria dos prédios ainda não possui estrutura para abastecimento (tomadas) de carros elétricos – e nem poderão tê-las, por conta de normas técnicas, formatos de cobrança da conta de luz e regimento interno de uso de vagas de estacionamento (a grande maioria rotativa) – só para citar alguns novos pontos de atenção para os síndicos.

 

Sobre Rosely Schwartz

Especialista em administração condominial, contabilista, palestrante e consultora. Autora, coordenadora e docente dos Cursos de Administração de Condomínios e Síndico Profissional – FECAP e de OCONDOMÍNIO. Membro do GEAC (Grupo de Excelência e Administração de Condomínios) do CRA-SP. Foi uma das especialistas do quadro “Chame O Síndico”, do Fantástico (Rede Globo).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress