Venda de imóveis no Brasil cresce quase 10% no primeiro semestre

Especialista Renan Lopes aponta possível crescimento do setor para o final do ano e indica melhores alternativas de compra 

 

De acordo com dados divulgados pelo indicador Abrainc-Fipe, a venda de novos imóveis comercializados no Brasil teve um aumento de 9,8% nos primeiros seis meses de 2023, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em valores, isso significa que o setor cresceu 12,2% e movimentou R$19,3 bilhões só no primeiro semestre. Para a segunda metade do ano, a expectativa é de que esse número continue crescendo, tendo em vista o cenário do mercado imobiliário no país, sobretudo após a queda da Taxa Selic.

“Com o ciclo de queda da Selic, podemos esperar um mercado cada vez mais aquecido para os próximos meses, com aumento no número de vendas de imóveis”, aposta Renan Lopes, especialista imobiliário. A expectativa se dá porque a Selic é usada como referência para os bancos definirem as taxas de juros das parcelas, ou seja, quando a taxa está elevada as instituições repassam esses juros através do aumento do crédito imobiliário. Nos próximos meses e em 2024, a tendência é que a compra de imóveis esteja cada vez mais acessível, com taxas de juros menores facilitando a compra.

Existem diferentes maneiras de comprar um imóvel, mas mesmo com as taxas mais baixas é possível escolher maneiras de economizar ainda mais ao fazer o investimento. “A melhor alternativa para comprar um imóvel é através dos leilões. Independentemente de qualquer patamar de juros, comprar imóveis com 50% de desconto sempre vai ser um bom negócio, seja para investimento ou moradia”, finaliza ele que também é sócio e educador da Smart Leilões, escola digital que já ensinou mais de 2,5 mil brasileiros a fazerem bons negócios com leilões de imóveis.

De maneira geral, o impacto que a queda da Selic causa no mercado de leilões de imóveis está na maior influência para uma venda mais rápida, já que o setor está aquecido. Além disso, a taxa reduzida facilita a tomada de crédito, o que também auxilia na hora da venda de um imóvel que foi comprado em leilão.

 

Sobre Renan Lopes:

De Belo Horizonte (MG), Renan Lopes é especialista em leilões, com formação em Administração. Após mais de 10 anos de atuação com tributos imobiliários, em 2020 fundou a Smart Leilões, escola digital voltada para leilões de imóveis, que comanda ao lado de outros dois sócios. Lopes é investidor profissional no mercado de leilões de imóveis e especialista em tributos imobiliários, reforma de imóveis e intermediações imobiliárias.

 

Sobre Smart Leilões:

Fundada em 2020, a Smart Leilões é uma escola digital especializada em leilões de imóveis pelo Brasil. Após três anos investindo no ramo, os três sócios – Pedro Gomide, Pierre Henriques e Renan Lopes – decidiram ensinar de maneira eficaz e segura seus próprios métodos para conseguir altas rentabilidades em curto período com esse investimento. Hoje, os fundadores, que vivem em Belo Horizonte (MG), contabilizam mais de 2,5 mil alunos em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress