O setor imobiliário tem um grande aliado que desempenha um papel importante na engrenagem da máquina, o crédito imobiliário, que acaba automaticamente sendo relevante também na economia de um país. Essa modalidade permite que as pessoas adquiram um imóvel mesmo sem ter todo o valor à vista, facilitando o acesso à compra da casa própria ou de investimentos no setor imobiliário.
No crédito imobiliário uma das principais vantagens é a possibilidade de financiar a compra de um imóvel em longo prazo, tornando o pagamento mais acessível para quem está comprando, possibilitando que um número maior de pessoas realize o sonho da casa própria, estimulando a demanda por imóveis e movimentando o mercado imobiliário. Consequentemente aumenta a atividade econômica de diversos setores, estimulando a construção civil, gerando empregos, contribuindo com crescimento do setor de forma geral.
As duas principais modalidades do crédito imobiliário são o Programa Minha Casa Minha Vida, na minha opinião a principal, sobretudo pela sua importância na redução do déficit habitacional do país, e o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), esse muito importante no segmento de imóveis de médio e alto padrão (MAP).
Inclusive quando falamos de crédito imobiliário o que vem em mente são as instituições financeiras, mas o que muitos não sabem é que boa parte dos processos não são feitos diretamente nas agências bancárias e sim através dos Correspondente Bancários, empresas e profissionais que atuam como intermediário entre os bancos e os clientes interessados em obter um financiamento imobiliário. Avaliando o perfil do cliente, orientando sobre as opções de financiamento disponíveis, auxiliando na escolha do melhor produto e na documentação necessária para a análise de crédito. Só na Caixa Econômica Federal, que tem o maior share do mercado no quesito concessão de crédito imobiliário, são mais de 9 mil em todo o Brasil, o famoso CCA (Correspondente Caixa Aqui).
Dessa forma, o crédito imobiliário desempenha um papel fundamental no cenário econômico e imobiliário do país, fomentando a construção civil e diversas áreas direta e indiretamente. É um instrumento que beneficia tanto os compradores de imóveis quanto as instituições financeiras, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.
Profissional certificado Especialista em Crédito Imobiliário. Possui MBA em Gestão de Processos e mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro e imobiliário, principalmente como Correspondente Bancário.