A pandemia transformou profundamente a maneira como as pessoas buscam e compram todas as coisas, despertando um novo comportamento de consumo e que afeta diretamente a forma como devemos ofertar nossos produtos, sejam eles qual for.
Através de inúmeros estudos pós pandemico, é possível compreender estas mudanças (algumas muito subjetivas), mas que impactam na forma como as pessoas decidem a compra, uma jornada comportamental que, se compreende-la, poderá ser a sua virada de chave profissional.
Compra Consciênte
Uma das grandes mudanças comportamentais que podemos perceber nesse novo momento, é a compra consciênte, baseada em pesquisas e feedbacks de terceiros para consolidar e validar a decisão de compra.
Neste cenário, é importante estabelecer um pós vendas que continue encantando seu cliente, para que este, possa, volutariamente ser um propagador da sua marca, com depoimentos, reviews e afins.
Predisposição à experiências
Durante a pandemia, as pessoas passaram por muito tempo em isolamento, impactando seriamente na forma como se relacionam pós período e para isso, as marcas que estão sobressaindo, são as que proporcionam a melhor experiência possível e isso pode estar relacionado à outros tipos de estímulos, não apenas na jornada de compra ou direcionada para a mesma, como é o caso de marcas como Gucci, Pandora, Tiffany e Bentley que aproveitam o viés da convivência com a marca, para elevar sua percepção e valor.
Valor x Preço
A relação do que é caro, ou barato, está diretamente relacionado com a percepção de valor. Para simplificar, preço é o que se paga e valor é o que se leva. Em outras palavras, quanto mais valor agregado, menor a percepção de preço.
Isso significa que um produto pode ter o preço de R$ 25.999, mas se o “benefício” for equivalente ou superior, ele se torna barato.
Mas e como direcionar as estratégias para atender as demandas de um novo consumidor?
Aumento das Pesquisas Online
Durante os períodos de isolamento, as visitas físicas a imóveis foram substituídas por visitas virtuais e pesquisas online. Muitos consumidores passaram a confiar mais em tecnologias digitais para tomar decisões de compra.
Dica: Invista em uma plataforma digital robusta
Valorização de Espaços Mais Amplos e Multifuncionais
Com mais tempo passado em casa, os consumidores passaram a valorizar espaços maiores e mais versáteis, que possam ser adaptados para home office, áreas de lazer e estudo.
Dica: Destacar a flexibilidade dos espaços
Sustentabilidade e Eficiência Energética
A conscientização sobre sustentabilidade e eficiência energética aumentou significativamente. Os consumidores estão mais atentos ao impacto ambiental dos imóveis que consideram comprar.
Dica: Adote práticas sustentáveis
Segurança Sanitária
A segurança sanitária tornou-se uma prioridade. Consumidores buscam imóveis que ofereçam ambientes seguros e higienizados.
Dica: Garanta a segurança dos clientes
Busca por Conforto e Bem-Estar
O confinamento fez com que muitos passassem a valorizar mais o conforto e o bem-estar em suas vidas. Isso se reflete na busca por imóveis que promovam uma sensação de conforto e qualidade de vida.
Dica: Promova o bem-estar
A pandemia trouxe mudanças profundas e duradouras nos hábitos de consumo imobiliário. Adaptar-se a essas novas demandas é crucial para o sucesso contínuo de qualquer negócio no setor.
Nascida e criada na capital paulista, comecei na corretagem de imóveis após diversas experiências de atendimento na compra de imóveis e percebi um mercado de oportunidades, estimulando a superação de desafios que é meu maior combustível.
Certificada CIPS, uma das mais importantes certificações internacionais NAR – National Association of Realtors® EUA, foquei minha carreira em desenvolver e capacitar pessoas, utilizando os conceitos do mercado de luxo, empregados a todo e qualquer segmento do mercado imobiliário.