O livro bíblico de Mateus, capítulo 25, versos 14 a 30, apresenta uma interessante história conhecida como Parábola dos Talentos. Nela, Jesus exorta seus discípulos a usarem bem os dons recebidos de Deus: um homem rico, antes de viajar para uma terra distante, confia a três de seus servos a gestão de parte de seus recursos financeiros. Ao primeiro, confere cinco talentos; ao segundo, três; ao terceiro, um. Depois de algum tempo, ao retornar da viagem, dirige-se aos empregados e lhes pede contas. O resultado foi o seguinte:
Os servos que receberam 5 e 2 talentos, com eles adquiriram outros, e devolveram o dobro ao seu senhor. Mas o terceiro, que recebeu um talento, temendo perdê-lo, o enterrou, devolvendo ao patrão o mesmo valor. Os dois primeiros foram regiamente recompensados. O terceiro, entretanto, medroso e negligente, foi castigado. Moral da história: a quem multiplica seus talentos, muito lhe será acrescentado; a quem os desperdiça, tudo lhe será tirado. A palavra “talento” pode ser interpretada como dinheiro ou como habilidade pessoal.
Foi assim que, pensando em multiplicar talentos, idealizamos e realizamos o melhor e mais disruptivo encontro imobiliário de todos os tempos, o CIMI360! Patrocinado pelo Sistema Cofeci-Creci, sob o impecável comando do CEO Heitor Kuser, o evento registrou 5.250 congressistas de todo o Brasil, dentre eles 120 estrangeiros. A presença do Cofeci e seus 27 Conselhos Regionais foi marcante, com destaque para São Paulo, anfitrião, com seu próprio stand, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que participaram com grandes delegações.
A ideia do CIMI360 surgiu de uma conversa informal entre mim e o Heitor Kuser, em novembro de 2023. Criativo, ele propôs uma disrupção. Eu, um ser igualmente “fora da caixa”, aceitei de primeira. Na noite do réveillon 2023/2024, a anunciamos publicamente. O que para alguns parecia megalomania materializou-se, de 15 a 17 de outubro, com enorme sucesso de público e de formato. O encontro reuniu todos os segmentos componentes do mercado imobiliário e da construção civil, com abrangência global de 360 graus. Daí o nome CIMI360.
Ao invés de conter palestras motivacionais, em que todos, em um mesmo ambiente, digerem temas que nem sempre lhes interessam, o evento inovou com 78 “oficinas de aprendizado”. Cada uma delas ministrada duas vezes por dia. Assim, em três dias, cada congressista pode desfrutar de até 18 oficinas. Também podia participar de debates/apresentações no domo central (miniatura da The Sphere, Las Vegas), que ocorriam paralelamente. Ademais, a sigla CIMI significa Congresso Internacional do Mercado Imobiliário, e o evento fez jus ao nome.
Além das entidades nacionais ABRAINC, ABAC, ABECIP, ADIT Brasil, FIABCI Brasil e SECOVI-SP, apoiaram o encontro as estrangeiras APEMIP, IMPIC, Flórida Realtors, Miami Realtors, Broward, Palm Beaches & St. Lucie Realtors, Pinellas Realtors e ORRA. Oito expositores de Portugal, dois de Dubai, dez da Florida (EUA) e um da Itália fizeram-se presentes, mais 120 convencionais de EUA, Portugal, França, Emirados Árabes, Uruguai, Paraguai e Argentina. O CIMI360 consolida-se como o mais inovador e disruptivo encontro imobiliário do mundo!