A partir de agora, o segmento econômico do mercado imobiliário vai experienciar uma nova solução de moradia inteligente por meio da tecnologia e prédios conectados, com o lançamento do Viva Housi, serviço de assessoria e gestão de condomínios, desenvolvido pela Housi – proptech do pioneira no conceito – e voltado para incorporadoras vinculadas ao programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que tem como objetivo facilitar o acesso à moradia para famílias de baixa renda.
“O Viva Housi é uma resposta à demanda de incorporadoras que buscam oferecer mais conveniência e qualidade de vida aos seus moradores. Todas as famílias, em todas as camadas da sociedade, independente da renda, têm o direito de desfrutar da tecnologia em seus lares”, ressalta Alexandre Frankel, CEO da proptech.
Em 2023, somente entre janeiro e outubro, 70% dos imóveis residenciais comercializados no Brasil foram empreendimentos do MCMV, conforme aponta o indicador Abrainc-Fipe. E, em 2024, o segundo trimestre testemunhou um crescimento expressivo dos lançamentos de apartamentos inclusos no Programa, com uma diferença de 87%, em comparação ao mesmo período no ano passado e 66% no primeiro semestre, ante o mesmo período de 2023, de acordo com o indicador imobiliário da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). “Enxergamos muito potencial neste mercado que tem o apoio do Governo e ajuda a reduzir o déficit imobiliário no Brasil”, enfatiza Frankel.
Com o Viva Housi, a Proptech tem o objetivo de democratizar a moradia e levar o estilo de vida conectado para o maior número de brasileiros, além de oferecer o Super App da Moradia, que integra mais de 250 marcas para levar comodidade, economia de tempo e benefícios financeiros aos moradores, com descontos exclusivos e vantagens especiais, marcas como iFood, Zé Delivery, Buser, Petz, Omo, Getninjas, Sam’s Club, Rhino eCarbee.
Além da conveniência e praticidade trazida pela plataforma, a implantação dessa tecnologia pode trazer rentabilidade ao condomínio. Isso porque ao consumir produtos por meio do Super App da Moradia, os moradores geram créditos para o prédio, o que colabora para a diminuição do custo condominial. De acordo com Frankel, em alguns condomínios do Brasil, já houve redução de 50% dessa taxa.
“Na Housi, acreditamos que um empreendimento precisa ir além de ser apenas um lugar para morar. Ele deve ser um facilitador de liberdade, praticidade e, acima de tudo, mais tempo para as pessoas. Entramos desde a fase de definição do projeto, oferecendo consultoria especializada para garantir o melhor aproveitamento dos espaços, criando hubs com marcas e serviços que fazem a diferença na rotina dos moradores. Transformamos lobbies antes subutilizados em verdadeiros mini-shoppings, oferecendo compras rápidas e recorrentes”, conclui Alexandre Frankel.
Presença nacional
Presente no mercado desde 2019, a Housi já promoveu a moradia inteligente em todos os estados do Brasil. Até o momento, são mais de mil prédios distribuídos em 180 cidades e parcerias consolidadas com mais de 500 incorporadoras que adotaram o modelo.
No segmento de imóveis econômicos, as soluções da proptech já estão presentes em mais de 50 projetos e em mais de 10 mil unidades residenciais em parceria com empresas como Cury Construtora, Plano & Plano, EPH Incorporadora, BRZ e Mundo Apto.
Sobre a Housi
Lançada em 2019, a Housi é uma proptech que vem transformando a experiência de moradia por meio do conceito Smart living. Com o uso de tecnologia de ponta para criar residências inteligentes e conectadas a serviços e comodidades, a Housi tem como objetivo otimizar e desburocratizar a vida dos moradores por meio da integração de soluções digitais e automatizadas, oferecendo liberdade e economia de tempo.