Em busca de ajudar o mercado imobiliário brasileiro a reduzir atritos nas negociações e otimizar o tempo gasto em transações de compra e venda de imóveis, o Pipeimob, startup especializada em soluções para o setor, desenvolveu o “CompraSegura”. Funcionando como o Mercado Pago ou o PagSeguro do mercado Imobiliário, o recurso recém-lançado leva segurança, rapidez e transparência para todas as etapas do processo, além de contribuir para uma maior conversão das propostas em vendas.
Na prática, depois da assinatura do contrato de compra e venda de uma propriedade, as imobiliárias ficam aptas para gerar a cobrança do pagamento do sinal, que é a garantia inicial para a negociação do imóvel. Assim que o comprador realiza o pagamento, os valores ficam alocados em uma conta específica da imobiliária, e são liberados somente após a confirmação das condições contratuais, como a liquidação da comissão e o repasse ao corretor de imóveis. Se por algum motivo a negociação de compra e venda não for finalizada, o dinheiro é rapidamente devolvido ao comprador.
Segundo Roberto Nascimento, um dos fundadores e CEO do Pipeimob, o “CompraSegura” traz benefícios para todos os envolvidos na cadeia – de vendedor a comprador, passando pelas imobiliárias. Empreendedor referência em inovação no mercado imobiliário nacional, para lançar o recurso o executivo teve como inspiração o fato de que muitas pessoas se sentem desconfortáveis em pagar o sinal diretamente ao proprietário. Além disso, boa parte do que é realizado hoje em plataformas como Mercado Livre, Airbnb, Booking, Uber ou Ifood proveem uma camada de segurança no pagamento até o serviço ou produto ser entregue ao cliente.
“Em um setor que ainda utiliza tantos processos manuais e burocráticos, as vantagens de uma tecnologia como o ‘CompraSegura’ chegam a todos os lados da equação, resolvendo os desconfortos e inseguranças da negociação envolvendo o pagamento de sinal. Para os compradores, traz clareza em relação ao status da negociação, proteção do pagamento inicial e, claro, mais confiança. Já para os vendedores, proporciona a garantia do recebimento seguro do sinal, transparência no andamento da negociação e proteção contra fraudes”, explica Roberto.
“Por fim, para as imobiliárias, os benefícios envolvem agilidade nos processos e no fluxo de trabalho, redução de erros e também de fraudes, controle e acompanhamento em tempo real das transações e uma maior satisfação dos clientes”, complementa o executivo.
Por meio de um portal exclusivo, ainda são disponibilizadas as informações e o status em tempo real das negociações para compradores, vendedores e imobiliárias acompanharem o progresso. De acordo com o CEO do Pipeimob, só no primeiro mês de implementação do recurso, já foram gerenciadas dezenas de negociações de compra e venda de imóveis para imobiliárias parceiras.
Uma delas é a Lopes Rio, com cinco lojas na capital carioca que contam com o “Compra Segura”. Na visão do Diretor Administrativo-financeiro, Ulysses Franco Delgado, a ferramenta chegou para melhorar a gestão, transparência e agilizar todo processo de compra dos imóveis prontos. “Hoje, utilizamos o ‘Compra Segura’ principalmente na administração dos valores pagos pelos compradores até a liberação e conclusão do negócio, zerando qualquer tipo de risco de pagamentos. Isso em todas as nossas unidades na cidade do Rio de Janeiro, o que traz um grande diferencial competitivo. Notamos que isso facilita na operação de pagamento junto aos clientes compradores e vendedores, permitindo que a venda seja feita de forma transparente e segura para todas as partes, incluindo a imobiliária”, diz.
“O feedback que tivemos é que os compradores se sentiram mais confortáveis em fazer um sinal da compra para um ‘escrow’ do que para o proprietário. A partir do momento em que se coloca um sinal, o processo de venda se torna mais rápido, porque demonstra tanto do lado do comprador quanto do proprietário que a venda só não se concretiza se houver algum problema. Muitas vendas acabam não sendo finalizadas, uma vez que é preciso esperar que todas as certidões e documentações estejam prontas, e isto pode levar semanas. Nesse meio tempo, se outro imóvel surge para o comprador ou outra proposta para o vendedor, o negócio não evolui”, detalha Roberto Nascimento.
“Tropicalização” do Escrow
Para Roberto Nascimento, o “CompraSegura” é uma espécie de “tropicalização” do Escrow, arranjo financeiro comum em transações imobiliárias nos Estados Unidos, país em que 80% a 90% dos negócios imobiliários utilizam um Escrow. No Brasil, 90% das transações do QuintoAndar, por exemplo, são realizadas dessa forma.
“Nossa nova tecnologia proprietária representa um marco na digitalização do mercado imobiliário nacional. Ela traz não só todas as vantagens de segurança, transparência e eficiência já mencionadas, mas também inovação para um setor que ainda peca muito nesse quesito. Estamos confiantes que a solução vai transformar a maneira como os imóveis são comprados e vendidos no país. Além disso, seguimos comprometidos em aprimorar a plataforma com novas funcionalidades que atendam às necessidades do mercado e de nossos clientes”, diz o executivo.
1º TRM Imobiliário do Brasil
Lançado em setembro de 2022, o Pipeimob oferece ao mercado uma plataforma transacional (TRM – Transaction Relationship Management) que facilita a gestão de processos imobiliários. Além da Lopes, dentre os principais clientes da proptech estão empresas como Auxiliadora Predial, Loft, RE/MAX, Keller Williams, Gralha Imóveis e mais 200 imobiliárias em mais de dez estados brasileiros.
Com um time de 40 colaboradores, a startup ajuda as imobiliárias no processo que vai da proposta até o recebimento da comissão, utilizando inteligência artificial e outras tecnologias para otimizar o dia a dia do setor.
Sobre o Pipeimob:
O Pipeimob é uma plataforma TRM (Transaction Relationship Management) que oferece segurança, rapidez e transparência a todos os participantes da transação de compra e venda de imóveis. Com uma solução altamente tecnológica responsável pela burocracia, a proptech auxilia imobiliárias e corretores em todos os passos da jornada, desde a comunicação e gestão documental até a formalização de proposta, contrato e pagamento via solução própria de banking.
As soluções oferecidas pelo Pipeimob incluem geração automática de contratos de compra e venda, integração com cartórios e parceiros, diligências documentais “express”, pesquisas de satisfação em diversas etapas das jornadas e muito mais. A startup ainda disponibiliza um marketplace que conecta os clientes com parceiros estratégicos e os principais CRMs do setor. Dessa forma, o Pipeimob vem ajudando a digitalizar o mercado imobiliário brasileiro.