Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostram que a curva de vendas de imóveis no País foi ascendente nos últimos dois anos. O crescimento foi 19,7% maior nos três trimestres de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023 [veja gráfico abaixo], o que estimulou não apenas o volume de lançamentos de empreendimentos como o crescimento das empresas do setor. Um exemplo é a My Broker Imobiliária, que aumentou em 50% o número de lojas abertas no Brasil em 2024. Com 44 lojas no início do ano, a imobiliária chegou a dezembro com 66, e tem a ambição de chegar a 150 lojas até o fim do ano.
Dados da CBIC apontam que a curva de vendas de imóveis no País foi ascendente nos últimos dois anos
Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)
Para o CEO da My Broker Imóveis, Ronaldo Dantas, após a pandemia, a casa própria voltou a ser uma prioridade como conquista pessoal e familiar, o que, segundo ele, faz com que a demanda do mercado imobiliário continuasse elevada e, mesmo com a perspectiva de elevação de juros, este cenário não deve ser alterado.
“Há uma percepção entre os consumidores, e que é real, de que os preços dos imóveis dificilmente caem, por isso elas estão dispostas a adquirir empréstimos mesmo com taxas de juros momentaneamente mais altas. Ao garantir o preço atual, esse comprador pode, futuramente, aproveitar a queda dos juros fazendo a portabilidade do financiamento, já que historicamente, as taxas de juros são cíclicas, têm altas para conter a inflação, mas momentos de baixa para estimular a economia”, explica o CEO.
Outro dado que corrobora com a movimentação do setor é o censo publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2022, o órgão registrou um aumento de 40% no número de imóveis em construção ou em reforma se comparado ao relatório anterior, de 2010.
Com a expansão de 2024, a My Broker chegou a 11 estados brasileiros mais o Distrito Federal – e também nos Estados Unidos e Portugal. Goiás, berço da empresa, ainda é o que mais tem lojas (24), e São Paulo vem em segundo lugar (11), seguido por Minas Gerais (7) e Santa Catarina (6).
“Atualmente, nossa ambição é aumentar a força de vendas em São Paulo, porque é um estado com grande previsão de lançamentos imobiliários e potencial de investimento”, diz o diretor de expansão da My Broker, Raphael Rios. Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Paraíba, Bahia e Rio de Janeiro são os outros estados onde a My Broker possui presença.
Dantas explica que o fato de Goiânia ser um mercado avançado em estratégia de vendas e marketing imobiliário credenciou a empresa a levar sua expertise para outros estados. “O mercado de Goiânia é um dos mais competitivos em relação à players imobiliários. Nos destacamos aqui na capital, e isso nos traz a expertise para explorar novos mercados em outras regiões do Brasil”, considerou