A proptech Morada.ai implementou o filtro Not Safe for Work (NSFW), “Não Seguro Para o Trabalho” em português, em sua Inteligência Artificial Mia — que auxilia os consumidores na compra de imóveis — após identificar cerca de 100 imagens, vídeos e áudios com conteúdo impróprio enviados pelos usuários. O NFTW bloqueia automaticamente textos, fotos, vídeos, áudios e figurinhas que contenham material sexual, provocativo, racista, xenófobo ou de cunho político agressivo. Desde a ativação, 80 casos de comportamento indevido foram interceptados pela Mia somente no mês de março, resultando no bloqueio desses usuários.
O lançamento do filtro NSTW chega em um momento de crescimento no uso de Inteligência Artificial no atendimento ao cliente. Um estudo da Gartner prevê que, até 2026, 60% das interações no setor imobiliário serão iniciadas por IAs ou robôs. Já uma pesquisa da Northeastern University, publicada em 2023, indica que cerca de 15% dos usuários interagem com assistentes virtuais de forma hostil ou sexualizada.
“O mercado está aprendendo a lidar com a IA, temos uma responsabilidade com a tecnologia que fala com as pessoas. A Mia teve 1,5 milhão de conversas somente no mês de março. Há pessoas que tentam enganá-la, colocando a tecnologia à prova, e outras acham que estão conversando com uma pessoa do outro lado da tela. Mas o filtro NFTW permite que a Mia analise a intenção do usuário que conversa com ela”, explica Ramon Azevedo, CEO e cofundador da Morada.ai.
O CEO ressalta que a novidade é uma forma de proteger os profissionais do setor. “Garantimos que nenhum corretor de imóveis precise passar por interações agressivas ou pornográficas em seu momento de trabalho, e proporcionamos muito mais transparência e segurança para as incorporadoras que utilizam nossa IA para conectar os consumidores aos seus corretores”, afirma. Hoje, a Morada.ai atende quase 100 incorporadoras em 17 estados do Brasil, incluindo algumas das maiores do país — Direcional, Vivaz/Cyrela, Emccamp.
A Mia é muito diferente dos clássicos assistentes que trazem apenas um fluxo de perguntas e respostas programadas. Ela é uma agente conversacional generativa, havendo de fato uma interação com o cliente, que pode conversar sobre tudo o que deseja para seu novo imóvel, desde o bairro em que prefere morar até as cores das paredes do apartamento.
Em 2024, a Mia conversou com 1 milhão de pessoas em todo o país e trocou 20 milhões de mensagens. Um estudo da Morada.ai sobre a sua base de dados mostra que o atendimento realizado por Inteligência Artificial, nas fases iniciais do processo de vendas possui uma qualidade percebida pelos clientes maior do que a do humano. A IA consegue qualificar até 87% dos leads, valor 60% maior do que o ser humano. Outra vantagem da IA é atender 24 horas: 52% dos leads iniciam uma conversa fora do horário comercial, e 24% iniciam a conversa de madrugada, além de que o número de leads que respondem às mensagens da atendente (no caso, a IA) aumenta 47%.
“Nosso levantamento mostrou que 95,2% das pessoas avaliam de forma positiva o atendimento realizado por IA. O atendimento por ser humano é considerado excelente quando chega a 80%. Então aí já temos uma prova do quão positivo é para o negócio recepcionar os clientes usando a Mia”, comenta Ramon.
Sobre a Morada.ai – Fundada em 2021, é uma proptech pioneira no mercado imobiliário LATAM. Atende quase 100 incorporadoras em 17 estados do Brasil, incluindo as maiores do país, Direcional, Cyrela, Patrimar/Novolar, Emccamp, Morar, Canopus, One e VIC, gerando milhões em Valor Geral de Vendas (VGV) mensal por meio de Inteligência Artificial (IA) generativa. Sua assistente virtual, Mia, já atendeu 1 milhão de pessoas e trocou mais de 20 milhões de mensagens. A Morada.ai é um spin-off da Kunumi, startup vendida ao Bradesco, e seus fundadores já realizaram projetos de IA para corporações como Coca-Cola, McDonald’s, Itaú e C&A. Em 2024, recebeu um aporte de R$ 6 milhões.