Você já parou para observar o carro que seu cliente usa para visitar um imóvel? Pois é, muitos corretores passam batido por esse detalhe. Mas quem entende de neurociência comportamental aplicada às vendas imobiliárias sabe: o carro pode revelar muito sobre os valores, prioridades e até o perfil de tomada de decisão de um comprador.
Hoje vamos te mostrar como ler o cliente já na chegada, interpretando o estilo do carro, o modo como ele estaciona, se está limpo ou sujo, e até se é o próprio cliente quem dirige. Esses detalhes são pistas comportamentais valiosas que podem te dar vantagem competitiva na hora de conduzir a visita.
O cliente que chega em um SUV, geralmente, busca conforto, segurança e status. Pode ser um pai ou mãe de família, preocupado com espaço interno, praticidade com crianças e também com a imagem que transmite.
O que observar:
Dica de abordagem:
“Esse imóvel tem uma garagem ampla, perfeita para quem tem carro grande. Além disso, a segurança aqui é excelente, o que deixa a gente mais tranquilo com a família, né?”
O cliente de sedan costuma ser mais tradicional e racional. Ele busca custo-benefício, mas sem abrir mão da qualidade. Normalmente é alguém que avalia detalhes e compara bastante antes de tomar decisões.
O que observar:
Dica de abordagem:
“Esse imóvel se destaca pelo excelente acabamento e custo-benefício. Está com toda a documentação em dia, o que facilita muito para quem já pensa em financiamento ou compra direta.”
Se o cliente chega em um carro hatch mais simples, normalmente ele está em busca de funcionalidade, praticidade e economia. Pode ser um jovem em busca do primeiro imóvel ou um comprador com orçamento mais enxuto.
O que observar:
Dica de abordagem:
“Esse imóvel tem uma localização excelente, com tudo perto e fácil acesso. E o melhor: o valor cabe no orçamento e dá para financiar com boas condições.”
O esportivo revela um cliente de perfil impulsivo, competitivo e emocional. Gosta de exclusividade, design e status. Geralmente não gosta de perder tempo e quer sentir que está fazendo um bom negócio, rápido.
O que observar:
Dica de abordagem:
“Esse imóvel é único, não aparece sempre. Tem detalhes que realmente chamam a atenção e não fica disponível por muito tempo no mercado.”
A neurociência mostra que nosso cérebro toma decisões com base em padrões. E o carro que a pessoa escolhe para dirigir, ou até mesmo se vem com motorista, Uber ou carona, pode indicar o que ela valoriza e como se comporta em uma negociação.
Como corretor ou corretora, sua missão é observar com atenção, adaptar a linguagem e criar conexão emocional desde os primeiros segundos da visita.
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