Enquanto o Brasil parou para analisar e comentar o desfecho das eleições norte-americanas, existe uma outra eleição prestes a acontecer que tem MUITO mais importância para quem atua no setor imobiliário, ou melhor, para todos nós que vivemos nas cidades: as ELEIÇÕES MUNICIPAIS!
Nem todo mundo sabe, mas no Brasil são os municípios que têm a prerrogativa de determinar como será o uso e a ocupação do solo. É através dos projetos propostos pelo executivo municipal e das leis aprovadas nas câmaras de vereadores que o funcionamento das nossas cidades pode ficar melhor ou pior.
Enquanto vemos pipocar nas nossas redes sociais o debate sobre “Trump X Biden”, praticamente não aparecem as propostas para ajudar a resolver o questão habitacional por parte dos que estão pleiteando cargos públicos.
Ao mesmo tempo em que amigos discutem se deve ou não ter recontagem dos votos nos Estados Unidos da América, temos aqui no Brasil cidades com planos diretores completamente atrasados e que impedem que haja um desenvolvimento ordenado, com mais qualidade de vida para todos (aliás, muitos desconhecem a existência e a importância de um Plano Diretor).
Enquanto a mídia explora a história dos políticos americanos e o seu passado, não vemos os nossos meios de comunicação darem espaço para debates como o adensamento urbano, a verticalização, o êxodo territorial, dentre outros temas de grande importância e que impactam DIRETAMENTE as nossas vidas.
Se você é um eleitor, espero que questione os seus candidatos quanto às propostas que ele possui para a habitação. Saiba que eles têm o poder de ajudar a reduzir a desigualdade social mais do que o Biden retomando o Obama Care. Saiba que eles podem tornar a sua cidade e o seu bairro seguros mais do que o Trump decidindo se entra ou não em uma guerra.
As coisas que podem realmente mudar a nossa vida para melhor ou para pior estão no nosso alcance. As grandes transformações começam no nosso quintal. Pense nisso. Bom voto!