Transformação Digital é um processo em que as empresas utilizam a tecnologia para melhorar seu desempenho, ampliar seu alcance e otimizar os resultados. Essa transformação gera uma mudança de mindset (forma de pensar) em toda a empresa, tanto internamente quanto externamente, para os clientes.
Esse tema tem sido um dos mais procurados pelos líderes de imobiliárias, e por muitas vezes as respostas dos especialistas são frustrantes, pois entende-se como Transformação Digital como um processo conhecido e que tenha uma “receita de bolo”, porém isso não é verdade. Outro fator frustrante é o tempo, pois esse processo é contínuo e longo, por isso se faz necessário a mudança de mindset.
Como então adotar um processo que desconheço e não possui orientações claras? Bom, nesse artigo de hoje, vou abordar algumas dicas para implementar as mudanças necessárias na sua imobiliária.
Nem só de softwares vive a Transformação Digital. Se não houver um bom plano estratégico por trás do investimento em treinamentos e programas, ele pode ser em vão.
É interessante que essa transformação tenha objetivos que vão além de “atualizar-se”. Ela deve ser um meio para um objetivo mais específico, seja melhorar a produtividade, fazer integrações, entregar mais sucesso aos clientes, dentre muitos outros.
Na processo de Transformação Digital para imobiliárias com o Bloco (HUB de Inovação para o Mercado Imobiliário), a metodologia que usamos é a do OKR (Objectives and Key Results). Você pode entender o que é e como funciona em “OKR: o que é e como a metodologia pode ajudar sua empresa a ter mais resultados”.
A Transformação Digital exige infraestrutura para ser realizada. É preciso investir em softwares, equipamentos, armazenamento na nuvem e outros.
Para quem não tem experiência com tecnologia, procurar uma consultoria pode ser uma boa saída. Esse tipo de profissional pode ajudar com uma análise de como melhorar o desempenho da empresa, apontando os melhores caminhos para a Transformação Digital.
No Bloco atuamos com avaliação de todos os softwares para sua imobiliária, assim temos a entrega do processo digital fluído e de melhor preço para as necessidades da sua imobiliária.
Transformar os processos offline em digitais ajuda a ter uma comunicação mais rápida, a integrar os diferentes setores da empresa.
Para que a sua empresa realmente esteja inserida nesse contexto, a mudança deve ser de dentro para fora. Não é por que o mercado está dizendo que é importante, que apenas alguns conceitos simplistas devem ser aplicados (como estar nas redes sociais, ter um blog, passar a investir em Automação de Marketing, etc.). Antes de mais nada, toda a equipe de gestão deve entender o momento e se capacitar.
Com a consciência da mudança e conhecimento a respeito, é possível identificar em que pontos é possível evoluir. Primeiro, todos os processos internos de produção mudam para que, só depois, a relação entre o cliente e a empresa se torne digitalizada.
Há uma expressão famosa, avoid papering over the cracks, que podemos traduzir como “tapar o sol com a peneira”, citada por Paul Boag em seu livro Digital Adaptation. A frase deixa claro como é comum as empresas assumirem uma roupagem digital, forçando uma presença online, sem o mínimo entendimento do que isto significa, deixando de lado quem verdadeiramente importa neste processo: o cliente.
Enquanto muitos gestores – já experientes – sentem certo medo do digital justamente porque eles não o entendem, outros não reconhecem sua real importância e valor e, por consequência, não investem tempo e dinheiro necessários.
Nesse quesito, tapar o sol com a peneira seria tentar se maquiar digitalmente, sem entender o real propósito disto e o quanto toda e qualquer mudança deveria partir de dentro para fora.
Ser digital, portanto, não é ter um site atraente, não é mudar a identidade visual da sua companhia, contratar as melhores ferramentas e muito menos estar nas redes sociais – ou patrocinando aquele blogger badalado.
É ter claro quais são os objetivos da organização como um todo, clareza sobre os entraves burocráticos que a impede de crescer e até onde a empresa está disposta a mudar o modo de agir.