Como aplicar a transformação digital em uma imobiliária?

No último artigo afirmei que não existe “receita de bolo” para transformar digitalmente sua imobiliária, porém apresentei algumas dicas que são a base para esse processo. Mas hoje, vou além, vou mostrar 11 passos que sua imobiliária precisa executar para manter o processo de inovação e transformação digital possível dentro do seu negócio.

A Transformação Digital é um processo que exige uma percepção cultural inovadora, uma vez que não somente as máquinas precisam estar atualizadas, mas principalmente a equipe que as fazem funcionar.

 

Como o ideal é uma mudança de mindset, listei 11 aplicações que podem ser colocadas em prática hoje mesmo, dentro de uma imobiliária. Confira:

 

1 – Avaliação de processos

Se muitos procedimentos de uma empresa está há anos obtendo resultados pífios, é interessante fazer uma avaliação de processos para que, assim, sejam analisados os sistemas de vendas, ciclos de produtos, bem como outras operações.

 

2 – Planejamento de negócios

Após a verificação de processos é interessante apurar se, dentre as operações encontradas, é possível haver alguma adaptação para mobile ou inclusão de novas tendências, dado que redefinir a estratégia da companhia em direção ao mundo digital é o primeiro passo para descobrir como começar a impactar os negócios.

 

3 – Transformação da imobiliária

Essa é a etapa que vai ajudar na organização das metas e, por conta disso, é importante ter bem claro aonde a empresa quer chegar e como é possível promover uma mudança a partir do aprimoramento da experiência do cliente, infraestrutura, redução de custos, aumento de produtividade, novas parcerias e prevenção de problemas em potencial.

 

4 – Possibilidades tecnológicas

Levando em conta a necessidade de saber quais são os recursos tecnológicos disponíveis no mercado, é interessante que nessa etapa ocorra uma seleção de ferramentas que possam agregar valor em curto ou médio prazo, em que podemos destacar: rede sociais, processamento de dados, tecnologias para dispositivos móveis, automações inteligentes, plataforma de nutrição de leads e formulação das personas.

 

5 – Gerenciamento nas decisões

Trabalhar com dados internos e externos vão ajudar no desenho de cenários que possam prever comportamentos do mercado e principais tendências.

Desse modo, é interessante saber como fazer um gerenciamento de tomadas de decisões a fim de orientar os rumos da empresa, garantindo, assim, a transformação nos âmbitos de processos, negócios e experiência do usuário.

 

6 – Engajamento nos projetos

Todos os processos precisam contar com lideranças de engajamento para que setores e a totalidade dos colaboradores façam parte dessa transformação.

Para tanto, é importante conhecer muito bem os processos e a demanda diária para que, em conjunto, as estratégias de digitalização sejam planejadas.

 

7 – Mudança Cultural

Não basta apenas o engajamento da liderança se os envolvidos no projeto não compram a ideia.

É preciso que, a todo momento, a cultura de cada stakeholders seja alterada para que tal revolução não se transforme em um projeto frustrado, devido à falta de adesão ou medo de arriscar.

 

8 – Valorização das habilidades

A falta de valorização é um dos principais impedimentos dentro de uma organização.

Por isso, é importante promover treinamentos e qualificações para que o time possa desenvolver as habilidades necessárias e, assim, conduzir com segurança uma transformação efetiva.

 

9 – Valorização da Experiência

Levando em conta que a transformação digital não se limita somente à experiência do usuário, é importante ressaltar que, mesmo assim, trata-se de um ponto de partida super válido, uma vez que é possível entender como funciona o processo de aceitação, implementação e adaptação desse usuário, sendo que tal resultado poderá apontar inovações significativas.

 

10 – Trabalhando as ideias

Produza momentos de criação e discussão de ideias, quanto mais diverso o grupo participante, mais rico serão os pacotes de ideias a serem avaliados e executados. Esse momento precisa ser construído em ambientes seguros, onde as pessoas possam opinar e apresentar coisas sem medo de serem julgadas.

 

11 – Descartando a tecnologia antiga

Se em todas as etapas anteriores a coisa está a fluir de tal forma que é possível notar a presença da inovação na empresa, é momento de descartar o que só atrapalhava, afinal, a transformação foi feita e agora é só colher os ótimos resultados e, até quem sabe, passar a empreender novos negócios para a organização.

E aí, quantos desses passos a sua imobiliária já implementa? Aproveite essas dicas então, pois no próximo artigo vou tratar sobre as etapas da Transformação Digital na sua imobiliária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress