Disponibilizado em abril de 2020, a plataforma fundada pelos norte-americanos Paul Davison e Rohan Seth se autodescreve como um “novo tipo de produto social baseado na voz, permitindo que pessoas em todos os lugares, contem histórias, desenvolvam ideias e criem amizades ao redor do mundo”.
O aplicativo também não permite que as pessoas simplesmente baixem o software e abram sua conta. Para entrar, existem duas formas: na primeira, é preciso ser convidado por um membro existente e na segunda, você pode reservar seu nome do usuário e aguardar numa lista de espera.
A experiência é quase como sintonizar um podcast, mas tudo acontece ao vivo e com uma camada adicional de exclusividade, já que o aplicativo é apenas para convidados. O Clubhouse se destacou, principalmente entre as celebridades, como o empresário Elon Musk, o cantor Jared Leto e o rapper Drake, por um simples motivo: o ʻprestígioʼ em relação a seus adeptos. Essa característica já começa no download, que está disponível atualmente apenas para usuários de produtos Apple.
A característica mais atrativa do Clubhouse é, também, sua regra de ouro: o áudio, em si, não sai do aplicativo, já que não existe a opção de gravação de conversas e nenhuma delas fica salva na plataforma. Essa regra garante a proteção das conversas em geral, em tese.
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