Uma boa descrição de imóveis é algo essencial para o site de uma imobiliária que queira ter sucesso nas vendas. Afinal, ao pesquisar um imóvel na web, o cliente não consegue enxergá-lo fisicamente. Ele vê apenas algumas fotos e, mesmo que elas sejam de qualidade, isso não é a mesma coisa que uma visita presencial.
Portanto, é preciso que a imobiliária trabalhe com outros elementos que possam dar apoio nesse processo de cativar o cliente. Nesse sentido, há uma grande variedade de componentes que podem contribuir com isso, mas o melhor deles, sem dúvida alguma, é uma boa descrição.
Pensando nos resultados, o intuito de um site não é somente ser algo bonito, ele precisa proporcionar a realização de vendas também pela web, que é um canal cada vez mais essencial na jornada de compra dos clientes.
Por isso, preparamos 6 passos para que você faça uma excelente descrição de imóveis no seu site. Mostraremos também porque é tão importante investir tempo e dedicação nesse aspecto. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!
Como diz a máxima “a primeira impressão é a que fica”, portanto, o anúncio é o primeiro contato que um comprador ou locatário em potencial tem com o imóvel.
Considerando que, na era da transformação digital, os consumidores têm dificuldade para manter o foco e a atenção devido à quantidade massiva de anúncios com os quais têm contato, as fotos e vídeos, a princípio, desempenham um papel indispensável. Afinal, as pessoas são primeiramente atraídas por imagens.
Porém, não basta atrair o olhar se a descrição não fornece informações suficientes para sustentar o interesse dessas pessoas. É pela descrição dos imóveis que os clientes em potencial decidirão se a oportunidade que está diante de si tem alguma chance de ser o que eles procuram.
Por exemplo, se o possível comprador ou locatário é uma pessoa casada e com filhos, certamente gostará de saber qual a quantidade de cômodos do imóvel. Outros pontos importantes, em especial, para quem procura por locações, é saber se o apartamento é mobiliado, o que o condomínio oferece e quais são as formas de garantias locatícias disponíveis.
Em outras palavras, os possíveis clientes têm necessidades distintas, o que significa que uma descrição de imóveis bem detalhada e completa é a melhor maneira de abranger diferentes públicos.
Boas descrições de imóveis só trazem vantagens, tanto para a imobiliária que está se colocando à disposição para negociar a venda ou aluguel, quanto para quem procura por uma oportunidade de negócio que atenda ao seu perfil e necessidades. Entre os benefícios da descrição de imóveis, podemos dizer que ela:
Agora que você já entende a importância da descrição de imóveis, mostraremos algumas boas práticas sobre como fazê-la.
O primeiro passo para fazer uma boa descrição de imóveis é elaborar um bom título, que tenha o poder de atrair o cliente. O motivo é bem simples: há diversos imóveis sendo anunciados na internet, em muitos portais diferentes. Então o desafio é entender como se destacar em meio a essa multidão.
Não cometa o erro de fazer algo muito simplista, um anúncio que diga apenas “Vende-se Apartamento”, por exemplo. Imagine só quantos classificados de imóveis vão aparecer no Google quando alguém digitar essas palavras em sua pesquisa? Serão muitas indicações de páginas, acredite!
Portanto, além de fazer um título que seja chamativo, faça também o exercício de se colocar no lugar do cliente e pense como alguém interessado no imóvel buscaria por ele. Um bom exemplo seria: “casa de 2 dormitórios, à venda no Bairro X, na cidade Y”. Entendeu?
Dessa maneira, além de ajudar o consumidor a encontrar o que ele deseja especificamente, é possível qualificar melhor a pessoa que faz a pesquisa. Em nosso primeiro exemplo, alguém que buscasse um apartamento com essas características jamais acharia o seu anúncio.
Uma boa dose de objetividade também é algo essencial para construir um anúncio que contenha uma boa descrição.
Destacamos, então, que a melhor tática é focar nos primeiros 200 caracteres da descrição, pois quando estamos falando de anúncios, são as primeiras linhas que costumam ter destaque quando um consumidor faz a pesquisa.
Ou seja, nesse momento você estará concorrendo com muitas outras imobiliárias. Então, é preciso chamar a atenção de alguma forma, a fim de atrair o público logo de cara. Assim, você conquista o seu futuro cliente, que será instigado a visitar o anúncio.
Nesse sentido, tente colocar o que é essencial e um diferencial logo no primeiro parágrafo, para que o cliente permaneça no anúncio. Depois você pode trabalhar melhor outros detalhes.
Muitas vezes, são os detalhes que podem conquistar de vez o cliente. Afinal, o básico está presente em muitas propriedades. Então é preciso mostrar quais são os diferenciais do imóvel, indicando seus pontos positivos, para que seja mais fácil convencer os compradores de que ele é vantajoso.
Um bom exemplo de vantagem que pode ser destacada é o imóvel contar com uma suíte, ter closet ou armários embutidos. Além disso, pode-se destacar também a presença de alguns espaços, como uma garagem coberta ou uma área de lazer com piscina, principalmente se o imóvel for localizado em um condomínio. Uma pequena particularidade já pode ser o suficiente para despertar o interesse pela unidade.
Lembre-se de descrever também os pontos que aparecem nas fotos internas e externas.
Uma exigência básica para qualquer descrição de imóveis é o uso de uma escrita clara e correta. Com a boa utilização do português, além de passar as informações de forma certa, você também transmite credibilidade para quem visita o seu site.
Aliás, tome muito cuidado com isso, pois a negligência nesse aspecto pode ser um grande motivo para alguém desistir da compra, seja pela péssima impressão que o texto mal escrito pode causar, seja pela má interpretação do seu anúncio.
Portanto, além de se atentar à coerência, à concordância e à ortografia, procure construir frases que tenham conexão, para que a leitura do texto possa fluir naturalmente. Seja claro e não use abreviações!
O seu anúncio é como um cartão de visitas. Por isso, é preciso passar uma imagem profissional, e o primeiro passo para isso é ter qualidade na escrita na hora de descrever o imóvel.
Lembre-se também de que não basta ter uma descrição boa se as imagens do imóvel forem de baixa resolução. Saiba que esses 2 elementos são complementares, sendo que ambos devem ter qualidade.
Aposte nos pontos fortes da localização do imóvel, pois os clientes não estão interessados somente no imóvel em si, eles querem saber também o custo-benefício de morar nele. Para isso, eles precisarão analisar um conjunto de fatores, sendo a localização um dos ponto mais importante.
Procure trazer um conteúdo com informações que sejam relevantes sobre o bairro e a região em que a propriedade está localizada. Afinal, o trajeto do cliente para outros locais visitados com frequência tem um papel fundamental na rotina de quem passa a morar no imóvel e usufruir dele.
Foque principalmente nas facilidades e nas opções de lazer que ela oferece, como o acesso ao transporte público. Além disso, verifique se há supermercados, farmácias, bancos, escolas, parques e shoppings por perto.
Caso você esteja com dificuldades para ter ideias sobre como descrever as propriedades de sua imobiliária, não há problema nenhum em buscar referências de outros anunciantes como fonte de inspiração.
Apenas para que você tenha uma ideia, veja um exemplo prático de anúncio de imóvel em portais imobiliários:
“Apartamento para alugar com 2 quartos, 90m², em Campinas
Apartamento amplo e moderno, em excelente localização, com uma área de 90m². Ótima vista para a cidade, próximo a estabelecimentos como bares, restaurantes, supermercados, farmácias, hospitais e transporte público. O quarto espaçoso pode ser convertido em dois ambientes.
Endereço: “XXX”
Valor
R$ 2500 — aluguel;
R$ 400 — condomínio;
R$ 15 — taxa de serviço;
R$ 20 — seguro incêndio.
Total: R$ 2935
Para mais informações, entre em contato com um de nossos corretores pelo WhatsApp “XXX” ou, se preferir, envie um e-mail para XXX”.
Use e abuse da criatividade e de referências na internet para fazer um anúncio atrativo e completo.
Seguindo esses passos, você e a sua imobiliária estarão em plenas condições de enfrentar a concorrência, apresentando anúncios que sejam capazes de conquistar novos leads rapidamente. Como você pôde ver, uma boa descrição de imóveis pode fazer a diferença na hora de atrair clientes em potencial.
Agora que você já sabe como fazer uma excelente descrição de imóveis para o seu site, o que acha de aprender mais com o nosso guia sobre como usar o seu site para aumentar as vendas de imóveis? Baixe aqui!
Fundada no início dos anos 2000 por empreendedores focados em inovação, a inGaia é considerada uma proptech líder em sistema de gestão imobiliária. A empresa oferece soluções completas para corretores e imobiliárias por meio do modelo de negócios Saas: Software as a Service ou Software como Serviço.