O que é plano de ação de vendas?

Toda empresa precisa de um plano de ação de vendas, é o que dá as diretrizes para aumentar o faturamento.

Além disso, o plano auxilia em toda a gestão da imobiliária, pois conversa com todos os setores, principalmente com os corretores.

Então, se você desejava planejar melhor a sua imobiliária para ter resultados mais assertivos, continue sua leitura!

 

O que é um plano de ação de vendas?

Basicamente um plano de ação de vendas é um planejamento estratégico que tem como objetivo auxiliar a empresa como um todo.

É através desse documento que você consegue analisar os seus resultados atuais, traçar novos objetivos, criar estratégias para melhoria e então monitorar os novos resultados.

Dessa forma, você consegue gerir a sua imobiliária de forma muita mais prática, pois todos os pontos ficam expostos de forma mais simples.

E assim, é possível fazer uma triagem por todos os setores e aplicar as mudanças necessárias.

 

Qual a importância de um plano de ação de vendas?

Exatamente como diz o ditado não procure novos resultados, fazendo as mesmas coisas.

O plano de ação de vendas é ideal para que a imobiliária consiga se organizar e alcance novos patamares.

Uma empresa que permanece sempre com as mesmas estratégias e não obtêm bons resultados, está destinada ao fracasso.

Por isso, o plano vem como uma estratégia crucial para que você consiga visualizar o seu negócio de forma ampla, para identificar quais melhorias devem ser feitas e em quais áreas.

Muitas vezes nós donos de imobiliárias ficamos perdidos para saber qual é a área que precisamos acertar, é necessário mais lead? O atendimento não está ideal?

São tantas perguntas que nos cercam, que se você não tiver os seus resultados atuais claros, você pode acabar alterando um processo que estava bom.

Portanto, é muito importante ter um plano de ação de vendas dentro da sua imobiliária para que você possa aumentar os seus resultados e faturamento.

 

Como montar um plano de ação de vendas?

Agora que você já entendeu a importância, você deve estar com a dúvida de como montar e aplicar esse plano para a sua imobiliária.

Por isso, montei o passo a passo que você deve seguir para montar o plano de ação de vendas para a sua empresa e ver os seus resultados aumentarem!

 

Analise os resultados

Antes de sair criando qualquer estratégia nova, é necessário avaliar os resultados que você já tem em mãos.

O auxílio de um CRM nesse momento irá te ajudar muito a obter as informações que você precisa, como:

– A quantidade de leads diários;

– A taxa de conversão de cada corretor;

– A quantidade de negócios fechados;

– O número de visitantes do seu site e o tempo de permanência dentro dele.

Enfim, diversos dados podem ser analisados nesse momento e o setor de marketing e líderes comerciais podem te ajudar a encontrar tais informações.

Por conta disso, gosto de dizer que o plano de ação de vendas não é apenas sobre o seu time comercial, no caso os corretores, mas sim a empresa como um todo.

A partir do momento que você tiver esses resultados exatos em mãos, podemos partir para a próxima etapa.

 

Crie as estratégias

Agora é o momento de começar a montar as estratégias para realinhar o que você observou que não estava dando certo.

Um boa iniciativa como eu disse é analisar cada membro do seu time comercial, para saber como auxiliar cada um.

Porque muitas vezes um corretor seu é ótimo de marcar visitas, mas não consegue chegar na parte da negociação.

Ou outro possui muita dificuldade no primeiro contato com o cliente e não sabe ser persuasivo para agendar.

Cada um dos seus funcionários vai ter pontos fortes e pontos fracos, cabe a nós líderes instruí-los para melhorarem no que necessitam e incentivar para que mantenham a qualidade no que já são bons.

A partir dessa análise individual você vai deixar a sua equipe comercial mais alinhada e assertiva na parte dos atendimentos.

Caso você perceba que o problema não está necessariamente no atendimento, que é a alma do nosso negócio, mas sim no pós-venda basta conversar com o seu time de marketing para criar estratégias de e-mail marketing. (pensei de colocar o link da CDF aqui)

É importante que você crie estratégias para todas as áreas da imobiliária, tanto para o comercial quanto para o marketing.

Afinal, ambas as áreas conversam entre si e são muito importantes para o gerenciamento da sua empresa.

 

Defina novas metas

A parte de definir novas metas é empolgante, mas apenas após toda a equipe estar direcionada e com as estratégias, é que podemos começar a pensar em onde queremos chegar.

De fato, o intuito de todo o alinhamento é que a sua imobiliária consiga atingir novos resultados e por isso as novas metas.

Contudo, não podemos definir metas que sejam irreais, ou seja, que não condizem com a realidade do seu negócio.

Por isso, trace metas realistas de curto, médio e  longo prazo, isso também irá te ajudar a saber o que deve esperar de resultados e não criar falsas expectativas.

 

Observe a concorrência

Essa etapa é muito importante, não para você tentar se igualar a outras imobiliárias, pois a sua empresa precisa ter uma identidade única, um diferencial das demais.

Mas não é algo ruim você ter uma empresa do mesmo ramo para se inspirar, como eu costumo dizer águias andam com águias.

Observar o comportamento das empresas ao seu redor pode ter dar ótimos feedbacks de estratégias para implementar e também de direção a não seguir.

Coloquei essa etapa depois das demais, para que você perceba que é importante olhar tanto para dentro quanto para fora.

Contudo, a sua prioridade é focar na sua própria imobiliária, nos seus resultados, olhar para dentro primeiro.

Dessa forma, os seus concorrentes serão apenas outras empresas, e não parâmetros severos a se igualar.

 

Treine a sua equipe

Eu sou o maior defensor da capacitação de equipes e de treinamentos para corretores de imóveis.

Esse é um dos motivos que criei o Prática intensiva de vendas, treinamento de vendas para corretores de imóveis.

Pois eu sei onde uma equipe preparada pode levar uma empresa, é o que acontece diariamente dentro da minha imobiliária.

Portanto, invista na capacitação dos profissionais que estão a cada dia fazendo junto com você a sua empresa crescer.

Uma equipe treinada traz melhores resultados, os profissionais conseguem destravar suas dificuldades e imergir nas novas metas.

 

Monitore os resultados

Todas as estratégias que você decidiu aplicar vão precisar de cerca de seis meses há um ano para te apresentar reais resultados.

Contudo, é essencial que você vá analisando mensalmente no mínimo, como estão o andamento das coisas.

Porque pode surgir situações no dia a dia que precisem de pequenos ajustes, por isso é ideal que as suas estratégias estejam alinhadas com o dia a dia do corretor.

Dessa maneira, os seus resultados serão muito mais assertivos, pois as estratégias ajudam o profissional no cotidiano.

Então, tenha paciência para ver os resultados das novas metas e vá auxiliando a sua equipe para seguir as estratégias.

Me siga também nas minhas redes sociais FacebookInstagram e Youtube, quer ter conteúdo de quem vive o mercado imobiliário, vem comigo, dono de uma imobiliária em Itaquera e uma imobiliária na Vila Matilde, sei do que eu falo, conte comigo.

Aliás, se você deseja mais conteúdo direcionado para o corretor confira o meu livro A chave da venda de imóveis e o meu podcast Água, Café ou Chopp Gelado!

 

CONHEÇA MAIS SOBRE FELIPI ADAUTO:

Felipi Adauto possui mais de 10 anos como corretor de imóveis, é empreendedor e CEO da imobiliária em Itaquera DF Casa Imóveis, coautor do best-seller A Chave da Venda de Imóveis, e apresentador do podcast Água, Café ou Chopp Gelado. Por conta de toda sua bagagem, Felipi também é palestrante, convidado por diversos eventos do mercado, possui o próprio curso de WhatsApp Business para corretor de imóveis, e atualmente iniciou mentorias, consultorias para auxiliar imobiliárias e corretores de imóveis a aumentarem seus resultados, além dos cursos de vendas e marketing.

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